• Visualizações 4452

IPI menor para carros novos diminui preço e vendas de usados

De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores houve uma desvalorização de 10% a 15% no preço dos usados.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI para carros novos provocou queda no preço dos veículos usados e retração no mercado.

De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores – Fenauto, o preço dos carros usados tem como referência o valor do veículo novo.

Com o IPI menor para os novos, houve uma desvalorização de 10% a 15% no preço dos usados, conforme a entidade. “Em maio, os estoques estavam lotados de carros comprados por um preço superior. Isso prejudicou os comerciantes, pois tiveram que vender por um valor mais baixo”, explica Ilídio Gonçalves dos Santos, presidente da Fenauto.

Cerca de 4,5 mil lojas de seminovos fecharam as portas em todo o país entre março e julho, segundo a Fenauto. De janeiro a maio, a redução nas vendas de usados em São Paulo chegou a 12,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os revendedores avaliam que a restrição de crédito, provocada pela inadimplência, também contribuiu para a queda nas vendas.

Para o presidente da Fenauto, ainda não é possível prever os rumos do mercado de usados nos próximos meses. A federação apresentou ao Ministério da Fazenda propostas para impulsionar o setor de seminovos, como a retirada do Imposto sobre Operações de Crédito – IOF por seis meses e linhas de financiamento para capital de giro.

Informações de Agência Brasil

FOTO: ilustrativa / blogbahia

Compartilhar

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 4 milhões

Avançar »

Emprego na indústria tem queda de 0,2% em junho, aponta IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*