• Visualizações 689

Rio dos Sinos sobe mais de um metro

Chuva que caiu sobre a região no último fim de semana amenizou a estiagem que obrigou municípios como São Leopoldo e Novo Hamburgo a aplicar planos de racionamento de água. 

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O ano começou com uma boa notícia para os moradores do Vale do Sinos: voltou a chover na região e o nível do rio é o melhor em dois meses.

Leia Mais

Rio dos Sinos: Ação tentará proibir captação por arrozeiros

No domingo, 1ª, na base de captação do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), em São Leopoldo, a medição das 16h apontou 2,4 metros. Em apenas sete horas, o manancial subiu 1,1 m. Às 8h o nível estava em 1,30 m, medida que se manteve na semana passada. Os dados são do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos).

A explicação para a melhora é a precipitação registrada na região entre sábado e domingo. Segundo a MetSul Meteorologia, até às 10h de domingo a chuva acumulada no munícipio de Campo Bom foi de 111,5 milímetros, superando a média de todo o mês de janeiro. Em São Leopoldo, chegou a 30 mm somente no domingo e em Sapiranga, onde houve até alagamentos, as medições apontavam 75 mm.

O diretor-executivo do Pró-Sinos, Julio Dorneles, diz que a chuva é um alento, mas não muda os planos do consórcio de proibir na justiça a captação de água para a irrigação das lavouras de arroz visando garantir o abastecimento público. “O rio é muito volátil e em três ou quatro dias a situação pode ficar crítica novamente”, argumenta. Para ser considerado ideal, o nível do manancial deve ficar em 5 metros.

Pelos acordos firmados no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), entre novembro e dezembro, com as medidas de domingo os arrozeiros podem captar água sem restrições.

Com informações de Correio do Povo

FOTO: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Compartilhar

Salário-desemprego sofre reajuste de 14,12%

Avançar »

Rio dos Sinos: São Leopoldo reduz horário de racionamento

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*