Bispo Edir Macedo é acusado de evasão de divisas e estelionato pelo MPF

Líder religioso e outros três dirigentes da Igreja Universal são denunciados por obter dinheiro de fiéis por estelionato e enviar as quantias para outro país.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Edir Macedo, líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus – Iurd, foi acusado com mais três pessoas de evasão de divisas, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, formação de quadrilha e estelionato contra os fiéis para obter recursos para a sua Igreja.

Entre as três pessoas denunciadas juntamente com o bispo, estão o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa e o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, acusados de formação de quadrilha para lavar dinheiro da Iurd. O dinheiro é remetido ilegalmente para os Estados Unidos por meio de uma casa de câmbio paulista, entre 1999 e 2005.

De acordo com a denúncia do procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira, o dinheiro era obtido por meio de estelionato contra fiéis da Iurd. “Por meio do oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja”, revela a denúncia.

Eles também são acusados de falsidade ideológica, com o objetivo de ocultar a real proprietária de diversos empreendimentos, a Universal. Os quatro acusados teriam inserido nos contratos sociais de empresas do grupo da Iurd composições societárias diversas ao invés das verdadeiras. Oliveira também enviou uma cópia da denúncia para a área Cível da Procuradoria da República em São Paulo, com a solicitação de que analisem a possibilidade de cassação da imunidade tributária da Igreja Universal.

Neste domingo, 11 de setembro, Edir Macedo foi entrevistado no programa “Domingo Espetacular” na sua própria Emissora, Rede Record. Na entrevista, o bispo alfineta a revista Veja por ter publicado nesta semana que a Record estava em crise, com perda de audiência, atraso nos pagamentos dos funcionários e cenário de guerra no complexo da Barra Funda.

“Eu fico pensando quantas outras mentiras eles devem veicular nessa revista”, criticou Macedo. O programa ainda, preparou uma matéria criticando a Veja e afirmando que ela “tomou as dores” da Rede Globo e que ambas não-admitem que a emissora concorrente esteja entrando com força na transmissão de eventos esportivos, como Panamericanos em 2011 e as Olimpíadas em 2012.

Além disso, Edir Macedo perguntou para o jornalista Raul Dias Filho na entrevista e para profissionais que estavam ali, se os seus salários já tinham sido atrasados. Com a resposta “não” vindo de seus funcionários, a emissora acabou a matéria mostrando gráficos do crescimento da audiência e do investimento da Record em novelas e jornalismo.

Informações de iG e Uol

FOTO: reprodução

Compartilhar

Imposto de Renda: Receita libera consulta ao 4º lote de restituições

Avançar »

Em quatro meses, 22 mil armas são recolhidas após campanha do desarmamento

5 comentários

  1. Salomé Serrenho
    12 de setembro de 2011

    Essas acusações são extremamente graves, irão ser apuradas por certo, até la ha que aguardar

    Responder
  2. 13 de setembro de 2011

    por fim agora eu acredito em Deus justiças seja feita. Pena que as pessoas nao entendam que Deus não se compra com DInheiro mas sim com atitudes

    Responder
  3. Johw Laune
    14 de setembro de 2011

    Eu tenho maior respeito a apreço pelos fiéis da IURD, porém não concordo com os métodos e ensinamentos da igreja… infelizmente muitos não tem instrução, ou talvez não querem acompanhar estas e outras denuncias ao longo do processo.

    Responder
  4. 15 de setembro de 2011

    Tenho 2 irmãs na IURD, estão totalmente
    com lavagens cerebrais de mente e corpo. Quase todo o salário é usurpado
    pelos pastores e elas estão cada vez mais pobres. Sem falar na discriminação e preconceito com os outros familiares que não professam a mesma fé da loucura delas. Será que isso não vai ter fim? até quando ó Pai?

    Responder
  5. Érica
    29 de setembro de 2011

    NINGUÉM É OBRIGADO A FREQUENTAR A IURD MUITO MENOS A CONTRIBUIR COM OFERTAS E DÍZIMOS, SE A IURD FOSSE ESSE TERRÍVEL CAMPO DE LAVAGEM CELEBRAL NÃO CRESCIA TANTO,NINGUEM PERDE DINHEIRO NA IURD (QUEM DISSE QUE PERDE É PORQUE NÃO ESTÁ DANDO OFERTA E SIMPLISMENTE DINHEIRO) MINHA FAMILIA SEMPRE DEU O MELHOR E HOJE MORAMOS EM UMA DAS CASAS MAIS BONITAS DO BAIRRO, MEUS PAIS TEM ÓTIMOS EMPREGOS, MINHA IRMÃ FOI CURADA, ASSIM COMO A VIDA DE MILHARES DE OUTROS FIÉIS QUE MUDARAM DENTRO DA IURD.
    NA SEMANA QUE DOU MIL DE DIZIMO É PORQUE DEUS ME ABENÇOOU COM DEZ MIL, ENTRETANTO TEM GENTE QUE PREFERE NÃO DAR O DÍZIMO E SE VIRAR COM MIL EM UM MÊS, CADA UM COM SUA ESCOLHA.

    RESUMINDO: DOR DE COTOVELO DA REDE GLOBO E CIA,MAIS UMA VEZ ISSO ACONTECE E MAIS UMA VEZ NÃO VAI DAR EM NADA

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*