Notas de real marcadas com tinta devem ser recusadas, orienta Banco Central

Mancha colorida se deve a dispositivo em alguns caixas eletrônicos, que pintam as cédulas durante tentativa de furto, por explosão.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A população e o comércio devem recusar o recebimento de notas de real marcadas por tinta de dispositivos antifurto de caixa eletrônicos, esclareceu nesta quarta-feira, dia 18, o Banco Central – BC.

Alguns caixas eletrônicos têm um dispositivo que mancha com tinta colorida as cédulas durante tentativa de furto, por meio de explosão.

“Como disposto no Artigo 10 da Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário”, diz a nota do Banco Central.

O BC orienta que caso alguma cédula marcada seja recebida inadvertidamente, ela deve ser encaminhada a um estabelecimento bancário, que entregará um recibo ao cidadão. A cédula será, então, encaminhada ao BC para exame e destruição. Após o exame, o cidadão será ressarcido se a nota for legítima.

Informações de Agência Brasil

FOTO: ilustrativa

Compartilhar

Correios divulgam gabaritos das provas para todos os cargos

Avançar »

Brasília: Mais de cinco mil pessoas participaram da marcha contra a homofobia

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*