• Visualizações 682

IBGE já recenseou 80% dos brasileiros

Terceiro balanço do Censo 2010 aponta o Rio Grande do Sul como estado com a menor média de moradores por domicílio: apenas 2,99.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Faltando um mês para o término dos trabalhos do 12º Censo Demográfico do Brasil, 80,22% dos habitantes já foram recenseados, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na manhã desta segunda-feira, dia 27.

Os dados foram divulgados no terceiro balanço do Censo 2010. Esse número corresponde a mais de 57 milhões de domicílios recenseados e mais de 153 milhões de habitantes registrados. Desde o dia 1º de agosto, cerca de 190 mil recenseadores iniciaram as entrevistas com a população.

De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, todos os estados brasileiros estão com resultados acelerados. “Nesse ritmo, a coleta termina antes do prazo, mas a divulgação se dará no prazo estabelecido. Essa folga no calendário permite que nós aprofundemos ainda mais a revisão das coletas”, disse ele, ressaltando que os trabalhos serão finalizados no dia 31 de outubro.

Os estados da Paraíba, Tocantins e Rondônia são os que possuem os resultados mais avançados, com mais de 90% dos domicílios recenseados. Amazonas e Acre são os estados onde os trabalhos estão mais lentos, pois, de acordo com o IBGE, esses dois estados passam por problemas de seca.

Prévia de resultados

Os estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são os que têm o menor número de moradores por domicílio. A média do primeiro é de 2,99 e do Rio, 3,06. “Isso tem a ver com a redução da fecundidade e o número de população idosa que cresceu. A conseqüência é esse número baixo de moradores por domicílio”, disse Nunes.

A redução da taxa de fecundidade na área urbana seria um dos destaques deste Censo 2010. Já na área rural, percebe-se que a fecundidade é mais elevada. O estado do Amazonas é o que tem a maior média, são 4,43 por moradia.

São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os estados que possuem o maior número de pessoas com mais de 100 anos. De acordo com o terceiro balanço do Censo 2010, até o momento foram registradas 17.615 de pessoas nessa faixa etária. Em 2009, esse grupo era formado por cerca de 14 mil pessoas.

O presidente do IBGE informou também, com base em informações preliminares, que atualmente há mais domicílios no país do que o IBGE estava prevendo. “Vamos recensear muito mais do que 58 milhões de domicílios. Há mais habitações do que estávamos considerando, sendo que mais habitações não significam mais população, há casas vazias”, ressaltou ele.

Informações de portal G1

FOTO: reprodução / IBGE

Compartilhar

Facilidades para comemorar seus melhores momentos

Avançar »

Campo Bom: Merenda escolar com opções saudáveis para os alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*