• Visualizações 735

Produção industrial cai 1% em junho

Dentre os 27 setores pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 20 tiveram redução na produção de maio para junho.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A produção industrial registrou queda pelo terceiro mês consecutivo de 1% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, segundo informou nesta terça-feira, dia 03, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas, que variavam de um recuo de 1,90% a estabilidade. Na comparação com junho do ano passado, a produção da indústria aumentou 11,1%. Neste caso, as projeções variavam de 10,20% a 13,10%.

No primeiro semestre de 2010, a indústria acumulou expansão de 16,2%. Nos 12 meses encerrados em junho, houve variação positiva de 6,5%. De acordo com o IBGE, o índice de média móvel trimestral da produção industrial, considerado o principal indicador de tendência, mostrou recuo de 0,7% no trimestre encerrado em junho ante o terminado no mês anterior. O resultado mostra uma forte desaceleração em relação ao resultado apurado no índice de média móvel de maio, quando houve alta de 0,8%.

Vinte dos 27 setores pesquisados pelo IBGE tiveram redução na produção de maio para junho. Os principais impactos negativos em junho vieram dos produtos químicos (-4,4%), de máquinas para escritório e equipamentos de informática (-11,6%), alimentos (-1,6%), produtos de metal (-5,2%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-4,9%), do setor farmacêutico (-3,4%) e de veículos automotores (-1,1%).

Entre as sete atividades que tiveram crescimento na produção, os destaques foram para produção, refino de petróleo e produção de álcool (2,6%), edição e impressão (2,9%) e bebidas (2,6%).

Informações de Jornal do Comércio

FOTO: ilustrativa / clicknoticia

Compartilhar

Índice de Preços ao Consumidor está mais baixo em seis capitais

Avançar »

Setor de serviços está menos confiante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*