Fundamental lança ação para reciclar lâmpadas fluorescentes

Em parceria com a empresa Brasil Recicle, o objetivo é garantir que os materiais sejam encaminhados para o destino correto: a reciclagem .

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Fundamental (Fundação Desenvolvimento Ambiental), braço ambiental da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, lançou mais uma ação permanente que busca contribuir com a proteção do ambiente natural.

Segundo o presidente da organização, Paulo Borges, o programa coleta de lâmpadas fluorescentes já está em andamento e, inicialmente, engloba as indústrias da região.

Através de uma parceria entre a Fundamental e a empresa Brasil Recicle, de Indaial, Santa Catarina, as empresas podem ter garantido o destino correto destes materiais. A Fundamental atua como entreposto entre as indústrias, que não necessitam ser associadas, e a empresa catarinense.

Basta ser adquirido o tíquete na Fundamental, junto à ACI, que se destina a um mínimo de dez lâmpadas, e o material pode ser encaminhado à Central de Resíduos, em Novo Hamburgo, onde ficará armazenada até totalizar 1.000 peças. A partir deste momento é acionada a empresa Brasil Recicle, que fará a coleta, o transporte e o encaminhamento correto do material, sem que haja custo para as empresas. Uma tabela de valores dos tíquetes está disponível na Fundamental, de acordo com o número da lâmpadas a ser reciclado.

O próximo passo da Fundamental será a realização de uma reunião com o Sindilojas de Novo Hamburgo, com o propósito de expandir a ação junto ao comércio local. “Esta é uma opção para que todos atuem de forma organizada e correta. Após, vamos oferecer a oportunidade também para as escolas”, frisa Paulo Borges.

Impacto das lâmpadas fluorescentes

Segundo informação da empresa catarinense, das lâmpadas descartadas no Brasil – cerca de 80 milhões/ano -, apenas 3% tem destinação adequada. O mercúrio presente nas lâmpadas é um metal altamente tóxico e bastante volátil, e pode contaminar o solo, os animais, as águas e os seres humanos.

Para evitar possíveis impactos ao meio ambiente, deve-se dar um destino adequado às lâmpadas com vapor de mercúrio, após o seu uso. Por isso, a reciclagem é considerada a melhor solução.

A Brasil Recicle é uma empresa que atua na área de coleta, transporte, descontaminação e destino final de lâmpadas especiais. O processo é realizado inteiramente por via seca, não gerando assim, efluentes líquidos.

Informações de De Zotti – Assessoria de Imprensa

FOTO: reprodução / stock.xchng

Compartilhar

Prefeitura apresenta estudo do Parcão para Comissões Públicas

Avançar »

Combate a violência sexual contra crianças e adolescentes em pauta na cidade de São Leopoldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*