Incubadoras têm importante papel no desenvolvimento local e regional

Vinte empresas já foram graduadas pelo Núcleo de Incubadoras da Feevale.

Desde a criação do Núcleo de Incubadoras da Feevale, há 11 anos, 20 empresas já foram graduadas. Atualmente, existem outras cinco empresas em fase de pré-incubação e 11 em processo de incubação. “Essa é apenas a parte inicial do processo empreendedor”, afirma o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Juarez Buriol, acrescentando que o espaço desempenha um importante papel para o desenvolvimento local e regional.

O Núcleo é composto, hoje, por duas incubadoras: Tecnológica, fundada em 1998, e de Economia Solidária, criada no ano passado. Esta atua como plataforma de desenvolvimento do empreendedorismo, no sentido de buscar a inclusão socioprodutiva e, assim, gerar postos de trabalho e renda. “Primamos pelo desenvolvimento tecnológico e agregação de um aprendizado contínuo dos incubados. Os consultores são professores da Instituição e formam uma equipe multidisciplinar de alto nível, que busca o desenvolvimento sistêmico do incubado”, destaca Buriol.

A incubadora de empresas é um processo utilizado para promover a criação, o desenvolvimento e a consolidação de micro e pequenas empresas e organizações de economia solidária competitivas, mediante a adoção de práticas modernas de gestão e a oferta de produtos e serviços inovadores. “Além de criar negócios inovadores, os incubados precisam implementar, desde o início, uma nova visão de negócios, que permeia a inovação em todos os níveis, não apenas no que se refere aos produtos e serviços tecnologicamente diferenciados, mas, principalmente, no que diz respeito a um modelo de gestão que possibilite o rápido crescimento de suas empresas e o desenvolvimento das pessoas que fazem parte do seu time”, explica o diretor do ICSA.

Processo de incubação:

O processo de incubação confere às empresas condições favoráveis para detectar tendências, incorporar novidades e acompanhar as mudanças de mercado, principalmente ao agir como interface entre o setor produtivo e o conhecimento intelectual. No Núcleo de Incubadoras da Feevale, o processo compreende as seguintes fases:

1. Pré-incubação: etapa com duração de 12 meses, onde a empresa ou empreendedor com projeto de negócio para incubação desenvolverá seu plano de negócios, de identidade visual e de constituição da empresa.

 

2. Incubação: fase que tem duração de 24 meses, na qual a empresa, já constituída, implanta o plano de negócios, usufruindo de uma sala na incubadora e de todos os serviços oferecidos.

Há ainda a incubação externa, quando a empresa, já constituída, implanta o plano de negócios e utiliza todos os serviços oferecidos pela Incubadora. Nesta modalidade, com duração de 24 meses, a empresa não dispõe de uma sala exclusiva, somente conta com as áreas comuns do prédio da Incubadora.

Como contatar:

A Incubadora Tecnológica está localizada no Núcleo de Extensão Universitária da Feevale no Parque Tecnológico do Vale do Sinos (Av. Edgar Hoffmeister, 600, Campo Bom). Telefone: (51) 3597-5800.

Já a Incubadora de Economia Solidária fica no Campus I da Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Bairro Hamburgo Velho, Novo Hamburgo).  Telefone: (51) 3586-8800, ramal 7155

Mais informações: www.feevale.br/incubadora <http://www.feevale.br/incubadora>  ou incubadora@feevale.br <mailto:incubadora@feevale.br> .

Compartilhar

Yeda Crusius confirma instalação de uma fábrica de semicondutores no RS

Avançar »

Caso Becker: Polícia Civil indicia seis pessoas pela morte do médico hamburguense

Um comentário

  1. 24 de dezembro de 2009

    As incubadoras oferecem realmente o ambiente ideal para o crescimento das empresas de tecnologia.
    Fiz um post a respeito, inclusive linkei para a Feevale também.
    O post pode ser lido em http://www.tiagogouvea.com.br/posts_profissionais/opiniao_profissional/o_que_e_uma_incubadora_de_empresas
    Abraços

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*