• Visualizações 1885

Odontologia High Tech

O termo “high tech” se refere a uma tecnologia de ponta, o que há de mais avançado. Na Odontologia atual, este termo se refere a uma tecnologia de planejamento virtual que vem crescendo cada vez mais.

Você já teve que se submeter a uma moldagem? A moldagem dos dentes é um procedimento corriqueiro na clínica odontológica, que serve para se ter a cópia da boca do paciente em gesso, para a partir disto confeccionar próteses, aparelhos, plaquinhas de clareamento… Isto é, o que quer que seja necessário.

Porém, este procedimento pode estar com os dias contados. Isto porque existe uma tendência na medicina médica, radiológica e odontológica em tornar tudo o que for possível digital, para evitar peças físicas, que precisam ser estocadas, quebram, sofrem distorções pelos materiais utilizados, enfim: apresentam muitas desvantagens.

Acontece que já existem aparelhos que fazem um escaneamento da boca do paciente. E nos Estados Unidos já são amplamente utilizados. Funciona assim: por exemplo, o paciente perdeu um dente e quer tê-lo novamente. O dentista solicita uma tomografia da região para avaliar os tecidos e a quantidade óssea. Com a imagem da região, este dentista instala virtualmente o implante dentário, que irá substituir a raiz do dente. Então, o dentista pode projetar também neste exame virtual uma guia cirúrgica, que vai transferir o planejamento do implante para a boca do paciente de forma muito precisa e minimamente invasiva (isto quer dizer sem cortes e sem pontos).

Aí, depois de instalado o implante, o dentista faz o escaneamento da boca do paciente que gera uma imagem no computador igualzinha a da boca do paciente. A partir desta imagem, ele projeta a prótese do paciente, que nada mais é do que o dente. Ele pode então enviar esta informação, este projeto, para uma máquina que vai esculpir o dente novo em questão de minutos.

Isto quer dizer que a nova Odontologia que se aproxima é muito virtual e será muito mais rápida, proporcionando mais conforto, precisão e mais facilidade na execução dos trabalhos.

Vai ser muito legal!

Abraço e até mais!

FOTO: ilustrativa / connectodonto.com

Compartilhar

Foto Da Semana #39: “São Chico 0º”, de Maria Cristina Ludwig

Avançar »

Parte III das dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical