Quando levar seu filho no dentista?

Todos os pais têm esta dúvida. Alguns acreditam ser quando nascem os primeirois dentes, uns acreditam ser necessário só com a dentição completa… Enfim, as opiniões se divergem.

O correto é que se a mãe fez o acompanhamento com um dentista durante a gravidez já obteve informações sobre cuidados que devemos ter nos primeiros meses, como a importância do aleitamento materno tanto para a saúde do bebê como para o desenvolvimento facial da criança.

Caso a mamãe não tenha recebido tais instruções deve procurar um profissional que lhe passe informações sobre os hábitos de sucção do bebê, uso de bicos e mamadeiras e também quanto à introdução de alimentos.

Quanto à nutrição quero aproveitar  para falar algo muito importante e que é um grande mito na sociedade: alimentos adoçados. Todo mundo pensa que a criança só vai gostar se o alimento for adoçado, o que não é verdade. O fato é que a gente que ensina o que a criança vai gostar de comer. Normalmente as crianças acabam tendo uma alimentação muito semelhante à dos seus pais. Portanto, para o bem do seu bebê, não adoce leite, chás e sucos, tampouco use achocolatados. O bebê que está acostumado com o leite da mãe vai fazer cara feia para comer ou beber qualquer coisa diferente disso, adoçado ou não!

Quando surge o preimeiro dentinho é  necessário iniciar os cuidados com a higiene, que podem ser feitos com escovinha de dedo a venda nas farmácias ou com uma gase, sem o uso de pasta. Além disto, os bebês podem apresentar febre e coceira na gengiva nesta época. O uso de mordedores é adequado e pode ser necessário o uso de algum analgésico e anti-térmico.

Normamente o primeiro dentinho surge aos 6 meses de vida, mas pode variar de criança pra criança. O primeiro dente permanente surge aos 6 anos de idade, e surge sem a perda de dente de leite e por isto pode passar desapercebido. Nesta época é muito importante levar seu filho ao dentista.

Os dentes de leite são extremamente importantes para o desenvolvimento bucal da criança. Só para se ter uma idéia, eles servem de guia para o bom posicionamento dos dentes permanentes. Além disso, têm papel importantíssimo no desenvolvimento das funções de fala, respiração, mastigação dos alimentos – indispensável para a nutrição e o desenvolvimento da criança – e deglutição. Daí a importância de conservá-los saudáveis, livres de cáries e infecções que possam levar à deterioração ou à perda dos dentes.

FOTO: ilustrativa / cutesmiles4kids.com

Compartilhar

Sou responsável pelo meu cão

Avançar »

Receitas para Páscoa: Ovos de chocolate e Cupcakes sem glúten

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical