• Visualizações 419

Rio Grande do Sul registra 29ª morte por gripe A no ano

Imunização continua para grupos prioritários em Novo Hamburgo. Em Campo Bom, falta de doses da vacina preocupa e na capital, vacinação encerrou com 86,97% da população imunizada.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Segundo expectativa da Secretaria Estadual de Saúde, o ápice da circulação do vírus da gripe A deve ocorrer na semana que vem, entre os dias 15 e 20.

Nesta quinta-feira, dia 12, o órgão divulgou boletim comunicando a 29ª morte no Estado em decorrência da doença neste ano. Na região Sul, o número de óbitos causados pela chamada “gripe suína” em 2012 chega a 95. Dos casos de morte já contabilizados pelo Ministério da Saúde este ano, 62,7% se concentram na região Sul.

O secretário de Saúde no Rio Grande do Sul, no entanto, tranquiliza a população: “não estamos esperando nada parecido com o que houve em 2009”, declarou  Ciro Simoni, fazendo referência ao ano em que a doença deixou 297 vítimas no Estado.

Em Novo Hamburgo, a prefeitura divulga que a imunização continua para os grupos específicos, crianças de seis meses a dois anos, idosos com mais de 60 anos, gestantes e pessoas com prescrição médica, como doentes crônicos – os chamados grupos prioritários. A orientação geral é que, caso o hamburguense desconfie que contraiu o vírus, procure uma unidade de saúde – se houver dificuldade para respirar, é preciso buscar uma unidade de urgência/emergência.

PREOCUPAÇÃO – Campo Bom, município vizinho, vive situação “preocupante” causada pela falta de doses da vacina. A assessoria de imprensa da prefeitura da cidade chegou a pedir que os veículos de comunicação esclareçam o que está acontecendo. O município afirma, por exemplo, que não está cedendo doses a empresas. O que existem são casos em que organizações compraram doses da vacina para seus funcionários.

Em Porto Alegre, a vacinação encerrou nesta quinta, 12. De agora em diante, os postos reservam apenas a quantidade suficiente para a segunda dose em crianças de zero a quatro anos. O período de imunização começou em 05 de maio e foi prorrogado três vezes. A capital recebeu 124 mil vacinas e 86,97% da população na cidade foi imunizada.

Previna-se!

Veja abaixo quais são os principais sintomas da gripe A:

– Tosse e espirros

– Fortes dores no corpo, na cabeça e na garganta

– Febre alta,acima de 38°C

– Pode haver náuseas, vômitos e diarreia

– Falta de ar

E o que fazer para prevenir a contaminação:

– Higienizar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca

– Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal

– Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social

– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração

– Ventilar os ambientes

Com informações de Zero Hora e Folha.com

FOTO: ilustrativa / saude.gov.br

Compartilhar

Cheia de charme! Empreguete do Vale do Sinos disputa espaço em novela

Avançar »

Última “Sexta-Feira 13” do ano, em plena lua minguante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical