• Visualizações 636

Eleições 2012: PT e PMDB vão polarizar disputa pela prefeitura hamburguense

Período de convenções terminou na semana passada e oposição acabou não viabilizando terceira via. Paulo Kopschina (PMDB) é o adversário de Tarcísio Zimmermann (PT). .

*Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Quando o período de convenções partidárias começou, no dia 10 de junho, havia quem apostasse todas as fichas em novidade na disputa pela prefeitura de Novo Hamburgo. Perderia.

O prazo para os partidos que vão disputar as Eleições 2012 se decidirem acabou no último sábado, 30, e o pleito deverá ser mesmo polarizado pela terceira vez consecutiva. E entre os mesmos partidos: PT e PMDB. O peemedebista Paulo Kopschina, empresário e ex-vereador, será o principal adversário do atual prefeito, o petista Tarcísio Zimmermann.

Leia Mais

Eleições 2012: Indefinição marca abertura do período de convenções em Novo Hamburgo

No final, a oposição acabou compondo um “frentão” que terá o PMDB na cabeça – inclusive com o candidato a vice-prefeito, o ex-procurador geral do município Ruy Noronha –, apoiado pelo PP, do deputado estadual João Fischer, o Fixinha, e o PSDB, do também deputado estadual Lucas Redecker. Ambos os parlamentares foram cotados por seus partidos para concorrer ao comando do Centro Administrativo Leopoldo Petry (foto), mas acabaram recuando e a terceira via não se concretizou.

Do lado da situação, Zimmermann mantém a dobradinha com a vice-prefeita Lorena Mayer, do PDT, numa chapa que terá também o apoio de outros partidos tradicionais como PTB, PSB, PCdoB e PR. Já o PV segue na oposição, mas não terá candidato; vai para as urnas com Kopschina e Noronha.

Entre as siglas menores, o PSC confirmou Dione Moraes como candidata a prefeita no pleito marcado para o dia 07 de outubro. Contatada pelo Portal novohamburgo.org, no entanto, ela preferiu não se manifestar sobre o nome do vice. Disse apenas que o partido não trataria desta questão na segunda-feira. Já Raul Plang, do PHS, que era pré-candidato, não atendeu as ligações da reportagem.

Câmara de vereadores

A surpresa acabou ficando por conta da desistência do vereador Leonardo Hoff (foto), do PP, que presidiu o Legislativo hamburguense no ano passado. Ele anunciou no sábado, durante a convenção dos progressistas, que não concorre à reeleição.

Aliás, a partir desta segunda-feira, nem sua cadeira Hoff ocupa mais. Licenciou-se do cargo para assumir a diretoria administrativa e financeira da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb S/A).

A expetativa agora é para saber qual será o tamanho da renovação que haverá na Câmara Municipal. Pelo menos três vereadores serão substituídos. Além de Leonardo Hoff, não disputam o pleito deste ano Ito Luciano (PMDB) e Jesus Martins (PTB), nomes conhecidos da política local, que também desistiram da reeleição.

Colaborou Mônica Neis Fetzner monica@novohamburgo.org

FOTOS

reprodução / blog Pelo Brasil

divulgação / CMNH

* Felipe de Oliveira é gerente de redação do Portal novohamburgo.org. Jornalista, mestre e doutorando em Comunicação e acadêmico de Ciências Sociais.

Compartilhar

Pessoas com deficiência representam 24% da população do Brasil

Avançar »

Previsões de 02 a 08 de julho pelo Campo Magnético

3 comentários

  1. Clovis Jarochewski
    3 de julho de 2012

    O que novo Hamburgo e o país precisam é de dirigentes idõneos e pelo que consta são dois nomes que se enquadram neste perfil, sendo assim ambos, tanto um como o outro serão dignos representantes do nosso municipio. Agora resta aos dois Senhores conquistarem o maior numeroo de eleitores.
    Qualquer um dos candidatos merece nossa confiança. Que vença a melhor proposta para nós cidadãos comuns.

    Responder
  2. iria regina trevisan
    5 de setembro de 2012

    quem são os candidatos à camara de vereadores de novo hamburgo?

    Responder
  3. iria regina trevisan
    5 de setembro de 2012

    quem são os candidatos à camara de vereadores de nh?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*