• Visualizações 706

Fique atento! Quem habitua os bebês são os pais!

“Ah! Meu filho só toma leite com açúcar! Ele também só come se a TV estiver ligada! Não, ele não me deixa escovar os dentes dele!”

Como dentista, já ouvi isto diversas vezes. Mas devemos lembrar que quem ensina estas coisas para nossos filhos somos nós mesmos! Vamos colocar a verdade em prática!

A história da inserção do açúcar: o açúcar não é um alimento que enriquece a dieta do bebê, nem tão pouco o acalma. Quem ensina as crianças a gostar das coisas adoçadas somos nós! Não é porque você prefere tomar chá com açúcar, por exemplo, que seu filho precisa gostar. Portanto, inicie a dieta do seu filho sem adoçar o leite, os chás e as frutas. Provavelmente será um hábito que ele vai levar para vida inteira e que só lhe trará benefícios.

Vejam a amamentação: não existe alimento mais rico do que o leite materno no primeiro ano de vida! Ele protege o seu filho de doenças e ajuda a desenvolver corretamente os ossos e a musculatura da face. Além disso, é de graça e está sempre pronto.

E o uso do bico? O hábito de sugar as coisas na infância é instintivo para o bebê, dá sensação de prazer e o acalma. Não há problema de complementar com o bico, porém as crianças que mamam no peito costumam não aceitar muito bem o bico (já que o peito é muito melhor). Bem, de fato o uso do bico pode facilitar a vida mamãe, portanto, se você quer tentar, use da seguinte maneira: somente para dormir e acalmar o bebê; fique segurando o bico, enquanto o bebê suga, forçando ele a sugar com mais força; assim que ele dormir, tire o bico; use bicos do tipo ortodônticos – que se assemelham mais ao peito. Nunca deixe ele brincar, falar ou fazer qualquer atividade com o bico na boca! Retire o hábito antes dos três anos – quanto antes melhor e mais fácil será.

Quando levar no dentista? Logo que aparecer o primeiro dentinho é bom fazer uma consulta, para que o dentista possa instruir os pais quanto a higiene e fazer um exame geral.

Lembre-se: até os oito anos a criança não tem coordenação para escovar seus dentes. Você pode deixar ela iniciar a escovação, mas deve revisar depois, ok?

Boa sorte e muitas alegrias com seus pimpolhos!

Até mais!

Compartilhar

Dia Mundial do Meio Ambiente: O Rio dos Sinos e a preocupação com a água em Novo Hamburgo

Avançar »

Ministério da Saúde divulga alerta sobre cuidados a serem tomados durante festas juninas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*