• Visualizações 751

Dia Mundial do Meio Ambiente: O Rio dos Sinos e a preocupação com a água em Novo Hamburgo

Comusa, por exemplo, responsável pelo saneamento do município, organiza distribuição de cartilhas e árvores nativas. Associação de moradores limpou arredores de arroio da cidade.

Mônica Neis Fetzner monica@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Dia Mundial do Meio Ambiente chega este ano a Novo Hamburgo em um período de grande preocupação com o Rio dos Sinos (foto), devido ao sofrimento com a falta de chuvas. Mesmo assim, a data é momento de avaliação e promoção de atividades de reflexão.

Leia Mais

Novo Hamburgo discute o meio ambiente em semana voltada ao tema

O diretor-executivo do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Pró-Sinos, Júlio Dorneles, espera uma situação diferente para o rio no próximo 05 de junho.  “Embora o momento que a gente vive hoje se deva à estiagem, afinal, não há rio que suporte tanto tempo sem chuva, a expectativa é continuar trabalhando para que se alcance um grau de despoluição”, declara Dorneles ao novohamburgo.org.

Na cidade hamburguense, uma das 26 que integram o Pró-Sinos, as atividades relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente se estendem para além desta terça-feira. A Comusa, autarquia responsável pelo saneamento do município, organiza a distribuição da cartilha Amigos da Água em Nossa Comunidade e de árvores nativas. Além disso, apresenta a peça Comusa Atuando na Cidade nesta quarta-feira, 06, no Teatro Paschoal Carlos Magno, às 09h30min.

MUTIRÃO – Também preocupada com a água, a Associação dos Moradores do Parque Liberato realizou um Mutirão de Conscientização do Meio Ambiente no último sábado, 02, já comemorando a data desta terça. O grupo conversou com a comunidade e limpou os arredores do arroio Cerquinha.

Nesta quarta, 06, será realizado o primeiro seminário Repensando o Rio dos Sinos, organizado pelo movimento SOS Rio dos Sinos. A realidade das águas e o que tem sido feito em relação ao rio são assuntos da pauta do evento.

Castração de cães e gatos também

marca Dia do Meio Ambiente

A água não é o único destaque desta semana especial. Desde a última segunda-feira e até esta quarta, a Prefeitura de Novo Hamburgo realiza castração de cães e gatos por meio do Canil Municipal, gratuitamente, atendendo a pedidos da comunidade.

A intenção é auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação busca conscientizar e informar sobre a importância do controle de natalidade de animais, principalmente aqueles que possam ficar sem dono.

Como fazer a sua parte

Quer fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente, mas não sabe como? A Comusa reforça dicas para economizar água – o que não precisa ser feito apenas no verão. Veja abaixo:

– Evite banhos demorados

– Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes e faz a barba

– Não use a descarga sem necessidade nem utilize o vaso sanitário como lixeira

– Conserte imediatamente os vazamentos, substituindo as partes danificadas das canalizações

– Não faça remendos provisórios

– Pesquise equipamentos e componentes que economizam água quando for fazer instalações hidráulicas

FOTO: Felipe de Oliveira

Compartilhar

Ronaldinho Gaúcho nega casos de indisciplina no Flamengo

Avançar »

Fique atento! Quem habitua os bebês são os pais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*