• Visualizações 1008

Dia da Mulher: “Para alcançarmos igualdade de fato, ainda há muito chão”, avalia jovem mulher

Representando aquelas que buscam mais semelhanças entre os gêneros, Natália Doria, participante da Marcha Mundial de Mulheres, escreve ao novohamburgo.org e cita alternativas. 

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Dia Internacional da Mulher: data para mimos, para lembrar de conquistas alcançadas? O que as jovens mulheres, que não viveram a conquista do direito de votar, por exemplo, estão pensando?

Leia Mais

Dia Internacional da Mulher… por que, mesmo?

A pedido do Portal novohamburgo.org, a hamburguense Natália Doria, uma jovem mulher, resumiu em palavras o que sente em relação ao 08 de março. Natália representa muitas: tem 19 anos e estuda Psciologia. Se preocupa com os rumos da política no país – é membro da Secretaria de Juventude do Partido dos Trabalhadores – e participa da Marcha Mundial de Mulheres.

“Infelizmente, apesar de todos os esforços de anos de lutas, não só em março, é nesse mês que as grandes lojas usam o Dia da Mulher para incentivar o consumismo”, lamenta. Na opinião dela, ainda há muito o que fazer para que homens e mulheres sejam, de fato, iguais. 

Veja, abaixo, o texto de Natália enviado ao novohamburgo.org:

Diariamente, nós mulheres sofremos variados tipos de opressão de gênero. Somos desrespeitadas, maltratadas, ignoradas. Forçadas a se colocar na frente do roupeiro e se perguntar com que roupa sair na rua para não sermos violentadas, a medir as palavras para sermos respeitadas, a gritar para sermos escutadas. 

O 08 de março é um dia, em 365, que os holofotes se viram para nós. Mulheres do mundo se organizam, não só para o dia 08, mas para que março seja um mês cheio de programações que denunciem a opressão, a violência, o desrespeito e o descaso da sociedade machista em que vivemos o ano inteiro.

Infelizmente, apesar de todos os esforços de anos de lutas, não só em março, é nesse mês que as grandes lojas usam o dia da mulher para incentivar o consumismo. Lojas fazem propaganda de seus produtos dizendo que a mulher merece tais itens por seus esforços por cuidar do lar. Mulheres devem ganhar eletrodomésticos porque são muito ocupadas com sua dupla jornada de trabalho e precisam de máquinas que lhes permitam fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Empresas de estética investem em “você merece se sentir linda”, quando na verdade você merece ter a certeza que é igual ao homem que trabalha ao seu lado.

Para alcançarmos igualdade de fato, como diz na Constituição, ainda há muito chão. Um estudo do Banco Mundial, sobre desenvolvimento mundial, afirma que a inclusão de mulheres no mercado de trabalho no Brasil aumentou, em 30 anos, 22%. Porém, o salário pago às mulheres corresponde a 73% do pago aos homens. O Brasil avança em alguns pontos, porém se mantêm estagnado em outros. 

O mesmo estudo também afirma que a participação das mulheres na vida política do país melhora a qualidade das políticas públicas. Na Argentina, por exemplo, depois de imposta uma cota de mulheres, a participação delas passou a representar 30% do parlamento do país, enquanto no Brasil, as mulheres são só 8,7% do parlamento. Portanto, a garantia da presença das mulheres em espaços públicos de decisão é fator imprescindível para que haja mais conquistas de políticas públicas para mulheres. Se não fossem as lutas das mulheres brasileiras pela igualdade, não teríamos hoje uma presidenta da República.

O 08 de março uma data de luta, e deve ser comemorada relembrando os direitos conquistados, para que sejam mantidos e para que as tantas mulheres que morreram sem ver essas conquistas sejam homenageadas.

FOTOS:

ilustrativa / Daia Oliver

reprodução / arquivo pessoal

Compartilhar

Ensaio: a mulher em três atos

Avançar »

Início

Um comentário

  1. Natália Doria
    8 de março de 2012

    Muito obrigada pela oportunidade! E a todas as mulheres, uma boa luta!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*