Retrospectiva 2011: Confira o que foi notícia em Novo Hamburgo, no Brasil e no mundo

Desastres naturais, revoltas, tragédias, uniões, esporte… Relembre o ano que passou através de seleção de fatos importantes que marcaram os últimos 12 meses.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Se há um bom momento para parar e avaliar um período que passou, é o final de um ano. Como já dizia Carlos Drummond de Andrade, o indivíduo que teve a ideia de cortar o tempo em fatias foi genial.

Nos últimos dias de 2011, o Portal novohamburgo.org relembra fatos marcantes que foram notícia neste ano. Confira, abaixo, a seleção.

 

Chuva no Rio de Janeiro

Temporal na região serrana do Rio de Janeiro matou cerca de 900 pessoas, deixou 350 desaparecidos e obrigou mais de 30 mil pessoas a deixarem suas casas.

 Rio de Janeiro sofre com excesso de chuvas

 

Revoltas árabes

O presidente autoritário da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, foi forçado a abandonar o cargo, que ocupava há 23 anos, após uma revolta popular. A revolta se espalhou para todo o Oriente Médio, criando o que mais tarde seria nomeado como a Primavera Árabe.

 Protestos se alastram por países muçulmanos

 

Desastre no Japão

Em março, um tremor de 8,9 graus na escala Richter foi o sétimo pior na história e o pior já registrado no Japão. O terremoto ocasionou um tsunami, e os desastres naturais deixaram mais de 20 mil mortos no país.

 Tsunami “varre” o Japão e deixa costa do Oceano Pacífico em alerta

 

Casamento real

O casamento do príncipe William com a plebeia Kate Middleton, em abril, mobilizou centenas de emissoras do mundo todo em torno do Palácio de Buckinham e da Abadia de Westminster, em Londres.

 Casamento real: Enfim, nem tão sós

 

Tragédia em Realengo

O ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira, Wellington Menezes de Oliveira, invadiu a instituição e matou 12 estudantes. Outras 12 crianças ficaram feridas. Depois, Wellington cometeu suicídio.

 Tragédia no Rio: Jovem invade escola e mata pelo menos 12 crianças

 

Morte de Osama Bin Laden

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama anunciou a morte do homem mais procurado pelo país em maio. A recusa dos EUA em divulgar fotos do terrorista morto causou controvérsias pelo mundo.

 Estados Unidos festeja a morte de Osama Bin Laden

 

Reconhecimento da união estável homossexual

O Supremo Tribunal Federal decidiu, também em maio, que casais homossexuais têm direito à união estável. Antes desta decisão, pelo menos 112 direitos eram restritos aos casais heterossexuais, segundo o Instituto Brasileiro de Direito da Família – Ibdfam.

 União estável de homossexuais é reconhecida por unanimidade no Supremo

 

Morte de Amy Winehouse

Amy Winehouse foi encontrada morta em seu apartamento, em Londres, em julho. Ela se apresentou cinco vezes no Brasil em janeiro. Segundo laudo divulgado em outubro, a cantora morreu por excesso de álcool.

 Confirmado: Amy Winehouse é encontrada morta em Londres

 

Ataques em Oslo

A morte de 77 pessoas colocou a Noruega sob os holofotes em julho. Anders Breivik, um militante de extrema-direita, detonou explosivos em um dos prédios do governo em Oslo, a capital do país.

 Polícia contabiliza 16 mortes em ataques na Noruega

 

10 anos do 11 de Setembro

Em 2011, os Estados Unidos – e o mundo – lamentaram o 10º aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001. O país realizou diversas homenagens aos mortos.

 11 de setembro: O mundo 10 anos depois

 

Morte de Khadafi

O coronel Muamar Khadafi reinava há mais de 40 anos na Líbia. A revolução no país fez com que o ditador mobilizasse seu Exército e passasse a massacrar seus opositores. Em outubro, os insurgente capturaram Kadafi em um buraco de esgoto em Sirte, sua cidade natal. Imagens de seu corpo foram divulgadas em todo o mundo.

 Khadafi está morto, diz Conselho Nacional de Transição da Líbia

 

Morte de Steve Jobs

A notícia da morte do fundador da Apple foi divulgada pela própria empresa na noite de 05 de outubro. Jobs morreu em decorrência de um câncer no pâncreas, contra o qual lutou por mais de 10 anos.

 Aos 56 anos, morre Steve Jobs, o fundador da Apple

 

Somos sete bilhões

Os habitantes do planeta Terra passaram a ser mais de sete bilhões em outubro. O registro simbólico ficou por conta de Danica Maio Camacho, nascida nas Filipinas no dia 30 daquele mês.

 População mundial chega à marca de sete bilhões de habitantes

 

O fim do mundo… que não foi

Que calendário maia, que nada! O pastor cristão evangélico Harold Camping, dos Estados Unidos, anunciou o fim do mundo duas vezes já em 2011 – em maio e em outubro.

 Após erro de cálculo, pregador teve que remarcar “Dia do Julgameto” – o fim do mundo

 

Novo Hamburgo nos Jogos Pan-Americanos

A participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos foi especial para Novo Hamburgo. Talitha Haas, atleta da cidade, conquistou medalha de bronze na competição. O terceiro lugar também coube ao país, que terminou as competições em Guadalajara atrás dos Estados Unidos e de Cuba.

 Jogos Pan-Americanos: Patinadora Talitha Haas volta para Novo Hamburgo com medalha de bronze

 

Carlos Lupi: o sétimo ministro a deixar governo

Depois de Antonio Palocci, Alfredo Nascimento, Nelson Jobim, Wagner Rossi, Pedro Novais e Orlando Silva, Carlos Lupi também deixou o Governo Dilma Rousseff, no início de dezembro.

Sem ser “abatido à bala”, Carlos Lupi deixa cargo no Ministério do Trabalho

 

– Estiagem afeta o Rio dos Sinos

A falta de chuvas no Vale do Sinos castiga o rio que banha a região. Ainda não choveu o suficiente para que a situação seja sanada. Além da pouca quantidade de água, a qualidade da mesma também preocupa.

 Rio dos Sinos: Captação por arrozeiros volta a ser suspensa

 

– E o metrô? Vem?

Novo Hamburgo espera a extensão do Trensurb há anos. As obras na cidade – e os efeitos que causaram ao trânsito, por exemplo – marcaram o ano para os hamburguenses. A empresa já anunciou adiamento das viagens pré-operacionais quatro vezes.

 Trem chegará só no ano que vem

 

– Brasil, a sexta economia do mundo

Na última segunda-feira, dia 26, o Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios anunciou a expectativa de que o Brasil superaria o Reino Unido e se tornasse a sexta maior economia do mundo.

Brasil deve se tornar a sexta maior economia do mundo no final de 2011, aponta instituição britânica

Compartilhar

Precisa fazer ligações fora do Estado ou país? Confira como agir

Avançar »

Juracy Saraiva, a Personalidade do Ano 2011, credita vitória a alunos, amigos e familiares

Um comentário

  1. 27 de janeiro de 2012

    Faltou incluir A revolta no Egito contra o ditador Osni Mubarac que está completando um ano este ano (2012)!
    Porém o site é muito bom. Parabéns!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*