Novo Hamburgo: Policiamento ostensivo agora é feito à pedaladas

Quatro bicicletas foram doadas à Brigada Militar pelo Sindilojas e comerciantes do bairro Canudos; mais duas serão entregues terça-feira.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Brigada Militar conta desde o início de dezembro com um meio de locomoção que promete agilizar o policiamento ostensivo em Novo Hamburgo.

Engana-se, no entanto, quem pensou que é um veículo automotor moderno. Ao invés de fazer a ronda a pé, os policiais circulam pelas ruas do Centro e do bairro Canudos, o maior da cidade, pedalando. Quatro bicicletas são utilizadas na Operação Papai Noel, lançada no dia 07.

O trabalho começou pelo Centro, com duas bicicletas doadas pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas). Nesta sexta-feira, 16, comerciantes de Canudos entregaram outras duas e os policiais passaram a circular também pelo bairro, entre a avenida Victor Hugo Kunz e a rua Icaro, no horário comercial.

“Queremos aproximar a polícia da comunidade para estimular a prevenção. Trabalhar com crimes já consumados é muito mais difícil”, explica o tenente Jair de Mattos Rodrigues, coordenador do policiamento ostensivo na região, em entrevista ao Portal novohamburgo.org.

A empresária Patrícia Beck, que mantém um estabelecimento em Canudos, conta que a ideia surgiu a partir da iniciativa do Sindilojas. “Cada um contribuiu com uma cota e conseguimos arrecadar o valor necessário.” Em seguida, os comerciantes do bairro procuraram a BM e propuseram a doação. Mais duas bicicletas serão entregues na próxima terça-feira, agora pela própria entidade lojista, também para o policiamento em Canudos.

O uso de bicicletas nas rondas não é novo no Estado, conforme o tenente Rodrigues, mas inédito em Novo Hamburgo. “Os policiais vão visitar os comerciantes para saber quais são as necessidades. Não há prevenção melhor do que o policiamento comunitário”, acrescenta. As bicicletas foram customizadas na oficina da Brigada Militar: pintadas e adesivadas com a identificação da corporação.

Comerciantes do bairro Canudos entregam bicicletas à Brigada Militar

FOTOS: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org

Compartilhar

Pesquisa explica como homens conquistam mulheres muito mais bonitas que eles

Avançar »

Em 12 meses, Anatel registra 38,54 milhões de novas linhas de celulares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*