Ipea confirma: distribuição de renda no Brasil melhorou em 30 anos

Segundo pesquisa, a desigualdade na distribuição de renda no país diminuiu mais de 22% nos últimos 30 anos. Norte, Nordeste e Centro-Oeste são destaques.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, nesta quinta-feira, dia 10, confirma que desigualdade na distribuição de renda do país diminuiu 22,8% nesses últimos 30 anos. O índice de Gini, que mede a desigualdade, caiu de 0,31 em 1980 para 0,24 em 2010 – o que demonstra melhor distribuição de renda.

Feito com base nos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o levantamento comprovou que as regiões do Nordeste e Centro-Oeste brasileiro tiveram reduções maiores na desigualdade do rendimento domiciliar, ficando com -39,3% e -37,5% respectivamente. O sul ficou com -29,6% e o Sudeste com -26,3%. Porém, foi a região Norte quem teve a menor redução, de 14,9%.

No período analisado, o Estado que apresentou a melhor distribuição de renda no país foi a Paraíba, que teve queda de 47,9% no índice de Gini. Em quase todas as unidades da Federação foram vistas melhoras na distribuição, com exceção do Amapá, que aumentou a desigualdade na distribuição de renda em 14,8%. Assim como Roraima, que aumentou em 22,8% sua desigualdade.

Essa pesquisa é feita para apontar o aumento da desigualdade na distribuição de renda entre regiões do país. Em 1980, há 30 anos atrás, a maior diferença era de 14,7% entre as regiões de maior índice, sendo que era de 0,23 no Sudeste e 0,19 no Centro-Oeste. Já em 2010, a diferença aumentou para 53,8%, pois o maior índice no Norte era de 0,18 e o menor era de 0,12 no Centro-Oeste.

Informações de Agência Brasil

FOTO: Ilustrativa / GettyImages

Compartilhar

Porto Alegre: Já passaste pela Feira do Livro?

Avançar »

SWU: briga entre Ultraje a Rigor e equipe de Peter Gabriel marca segunda noite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*