“Emprego em Novo Hamburgo está sobrando”, afirma presidente da CDL

Agência de Empregos da cidade oferece 404 vagas para o comércio. Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas espera criação de 160 mil empregos temporários no país. .

Mônica Neis Fetzner monica@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Quem está em busca de trabalho neste final de ano pode se animar. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL espera a criação de 160 mil empregos temporários para o Natal.

Só em Novo Hamburgo, a Agência Municipal de Empregos – AME (foto) contabiliza 1.349 vagas, sendo 404 destas na área de comércio. Segundo Remi Carasai, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL da cidade, faltam colaboradores para todas as áreas. “Emprego em Novo Hamburgo está sobrando, em todos os segmentos”, afirmou em entrevista ao Portal novohamburgo.org.

Leia Mais

Confira as vagas no blog da AME

“O telefona da CDL não para. Empresas da cidade, e não só as associadas da entidade, ligam procurando atendentes, caixas, mecânicos, enfim, de tudo, e não conseguem gente para trabalhar.” Carasai credita a situação à falta de qualificação. “As pessoas não se preocupam em adquirir uma profissão e a lei, que não permite que jovens com menos de 15 anos trabalhem, também é um problema. E não adianta ter canudo e não saber fazer nada.”

A expectativa da CNDL para o Brasil corresponde a uma alta de 10% nas contratações de temporários sobre 2010, quando o comércio gerou 144 mil postos de trabalho, e de 28% sobre 2009, com 125 mil contratações. Porém, segundo a expectativa da confederação, apenas 5% dos trabalhadores temporários serão mantidos emprego no início do próximo ano.

Este índice é três vezes menor do que o registrado na passagem de 2010 para 2011, quando 15% dos trabalhadores de temporada foram efetivados no cargo. A explicação da CNDL é que a menor atividade econômica “deve impactar com mais força as decisões de investimento dos empresários do varejo”.

Com informações de Agência Brasil

FOTO: Gustavo Henemann / PMNH 

Compartilhar

Pesquisa revela: metade dos brasileiros acessa a internet

Avançar »

Porto Alegre: Já passaste pela Feira do Livro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*