Opinião do novohamburgo.org: Mais vereadores; menos saúde, educação, segurança…

Projeto que visava a manter em 14 o número de cadeiras foi rejeitado e Câmara hamburguense pode ter 21 a partir de 2013.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A democracia pressupõe liberdade. Liberdade de opinião, de expressão, de decisão. Até aí, nenhuma novidade.

Leia Mais

Novo Hamburgo: Sob protestos, vereadores optam por aumentar em 50% número de cadeiras

Entenda porque Novo Hamburgo pode ter 21 vereadores em 2013

O que às vezes os representantes eleitos pelo povo, democraticamente, diga-se de passagem, já que estamos falando de uma democracia representativa, com o perdão da redundância, esquecem é justamente que tem responsabilidade com quem os elegeu. O sistema pressupõe responsabilidade de quem se coloca na condição de representante; quem escolheu representar.

A repetição do verbo representar não é por acaso. Foi um dos argumentos utilizados pelos vereadores que foram contra a fixação de 14 cadeiras na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Eles preferem 21 a partir de 2013, como possibilita a legislação federal, e dizem que isso significa maior representatividade no parlamento.

Sim, prezados leitores, 21 é mais do 14. Não precisa fazer conta para chegar a essa conclusão. Agora, para dizer que isso significa mais setores sociais representados, não há conta que comprove. Os novos sete vereadores que serão eleitos no ano que vem, confirmando-se o aumento de 50% no legislativo hamburguense, podem apenas inchar o plenário, somando-se às posições políticas que lá já estão representadas.

O certo é que aumentar o número de vereadores significa menos dinheiro para a saúde, para a educação, segurança. Cálculos aproximados chegam a R$ 1,3 milhão ao ano só para pagar os salários dos novos parlamentares e dois assessores para cada um. E tem ainda encargos sociais, estrutura de expediente, reformas na Câmara para abrigar mais sete gabinetes… Tudo bem, não se resolve todos os problemas da cidade com esse recurso, mas dá para gastá-lo de forma mais racional.

Reflexão

Com a responsabilidade – veja bem o conceito da palavra – que sabe que tem como veículo de comunicação na democracia, nos debates públicos, o Portal novohamburgo.org deixa claro sua posição: 14 vereadores é melhor para a cidade do que 21.

E mais, fica um apelo aos nobres vereadores, contra os quais não há nada de significativo que faça imaginar que não sejam capazes de rever suas decisões: por favor, antes de votar em segundo turno o projeto rejeitado nesta quinta-feira, dia 15, o que provavelmente ocorra no início de outubro, conversem com seus eleitores; saibam o que eles preferem. O novohamburgo.org está perguntando aos seus leitores:

[poll id=”53″]

FOTO: Douglas Cypriano / CMNH

Compartilhar

Extremamente pobres, pobres e vulneráveis são estratos sociais que mais decresceram nos últimos anos

Avançar »

Quarta edição do Rock In Rio começa com shows imperdíveis e encontros improváveis

Um comentário

  1. 16 de setembro de 2011

    Concordo com todas as colocações, menos que vamos termais saúde,educação e segurança, pois agora somos 14 vereadores e cadê? Gostaria também que fosse questionado a gastança em publicidade do executivo que nem sequer é informativa ou educativa, apenas promoção pessoal e por fim o inchaço de asistentes administrativso. Ninguém vai se manifestar ou isso não é importante??????????????? Raul Cassel

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*