Novo Hamburgo vai abrigar o maior teatro do Estado

A Universidade Feevale, em parceria com a Opus Promoções, deve inaugurar em outubro deste ano um novo espaço para a cultura na região. O empreendimento de R$ 35 milhões irá oferecer teatro com mais de 1.800 lugares, edifício garagem e restaurante panorâmico.

Cristiane Cunda cris@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Ainda em 2011, a cidade de Novo Hamburgo deve entrar para o roteiro de eventos culturais do circuito nacional e internacional com o lançamento do Teatro Feevale. Localizado no Campus II da Universidade, o andamento das obras foi apresentado na última semana e a magnitude do espaço com investimento de R$ 35 milhões leva o local ao posto de maior teatro do Estado.

As obras já estão bem adiantadas e devem ser concluídas em 30 de junho. Os primeiros testes serão realizados em agosto, com as formaturas da própria universidade. O lançamento oficial está previsto para outubro e o local terá área de 10.000m².

O novo espaço cultural conta com a parceria da Opus Promoções, reconhecida administradora de casas de espetáculos e, entre outros, está à frente do Teatro do Bourbon Country e a revitalização do auditório Araújo Vianna, ambos em Porto Alegre.

O diretor da Opus, Carlos Konrath, explica a função da empresa em uma obra grandiosa como a do Teatro. “Contamos com mais de 30 anos de experiência em casas culturais, o que é um orgulho para os gaúchos, porque somos uma empresa privada administrando teatros, apostando no segmento cultura, inclusive fora do Estado. Agradecemos a parceria e o crédito que Novo Hamburgo está depositando neste eixo, favorecendo também o crescimento da região”, disse.

Presente na solenidade, o prefeito Tarcísio Zimmermann enalteceu o projeto e ressaltou a importância de valorizar as empresas locais. “Sempre disse que temos que valorizar o que é nosso. Olhando este investimento percebemos o quanto é importante incentivar e valorizar as empresas locais, que possuem vínculos com o que está sendo feito na sua cidade”, pontua.

Zimmermann ainda ressaltou a valorização cultural que virá com o novo teatro. “Este investimento vem consolidar a união cultura e economia. A cultura como geradora da economia. Desejamos que estes mais de 1.800 lugares estejam sempre lotados”, disse.

Transformar o espaço acadêmico em multicultural foi um dos objetivos do novo espaço, de acordo com o reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando da Cunha. “Tenho vividos momentos muito especiais na Feevale, como a construção deste teatro. A obra surgiu da necessidade de ter um espaço para a realização das atividades acadêmicas, formaturas, congressos e seminários. Assim, concluímos que, se íamos criar um espaço para isso, com um pouco mais de dinheiro poderíamos construir um local que não existe no Estado”, pontuou.

Sobre o teatro

O arquiteto responsável geral pela obra, Alan Astor Einsfeldt, apresentou a estrutura do Teatro Feevale e mostrou imagens de como ele deve ficar depois de pronto. O local contará com espaço para 1.805 pessoas. Os lugares são divididos entre platéia, frisas, camarotes e mezanino, além de atender à norma brasileira sobre acessibilidade em espaços urbanos, prevendo 22 espaços para cadeirantes, obesos e pessoas com dificuldades de locomoção.

“O palco segue estilo internacional, com mais de 500m², em linhas sóbrias, puras, e com os mais modernos mecanismos cênicos, além de iluminação e acústica impecáveis. A localização nas margens da RS 239 irá ainda facilitar a vinda de moradores das cidades vizinhas”, disse.

Ao lado do Teatro, um edifício garagem de sete pavimentos deve abrir cerca de 550 vagas para veículos de passeio. Na parte superior desse prédio haverá um restaurante, com vista panorâmica, refeições diferenciadas e capacidade para 200 pessoas sentadas.

FOTOS: divulgação / Feevale

Compartilhar

Valor das compras do brasileiro com cartão de crédito sobe em 2010

Avançar »

O exemplo de um guerreiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*