Loucura que não acaba: Fenac confirma segunda edição de feira de sapatos

Descontos de até 70% atraem mais de 50 mil pessoas em sete dias e garantem realização da “Feira da Loucura por Sapatos” em 2012. Direção, lojistas e público comemoram resultado.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Novo Hamburgo é a Capital Nacional do Calçado, o que não é novidade para ninguém. A cidade tem vocação para o assunto. E não é de hoje.

A surpresa em 2011 foi o sucesso da Feira da Loucura por Sapatos. Nem os organizadores da primeira edição do evento realizado pela Fenac esperavam tanta gente. Em sete dias, mais de 50 mil pessoas passaram pelos corredores do centro de eventos – resultado 30% superior à previsão inicial.

Leia Mais

Público vai às compras na Feira Loucura por Sapatos

O último dia de feira não foi diferente. Quem tentava aproveitar os descontos de até 70% em alguns estandes neste domingo, dia 20, chegou a enfrentar filas. Nada que impedisse os visitantes que vieram de várias cidades da região de voltar para casa cheios de sacolas.

O Portal novohamburgo.org foi atrás da explicação para o desempenho logo na estréia e encontrou a resposta na ponta da língua do presidente da Fenac S/A. “A feira aliou qualidade e design com bons preços e tínhamos três pontos fundamentais que, unidos, resultaram neste sucesso: a Capital Nacional do Calçado, a Fenac e a mulher, que é louca por sapatos”, avalia Elivir Desiam (foto).

Quem também estava eufórico com os resultados era o diretor de marketing, Cláudio Azevedo. “Este é um evento que já nasceu mega. Não existe ninguém no mundo que venda tanto calçado num curto espaço de tempo e em um só local .”

A satisfação de Desiam era tanta que sequer esperou os portões fecharem para anunciar que a Feira da Loucura por Sapatos passa a fazer parte do calendário oficial da Fenac e já tem data para o próximo ano: 02 a 11 e março. No segundo semestre de 2011, tem ainda a tradicional Festa Nacional do Calçado.

ORGANIZAÇÃO – Foram 10 mil metros quadrados de promoções de coleções de verão e lançamentos de outono-inverno entre os dias 11 e 13 e 17 e 20 de março. A promoção é da Fenac S/A e da Prefeitura de Novo Hamburgo, com apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, da Câmara de Dirigentes Lojistas e do Sindilojas.

Sapato para nordestino ver

Os hamburguenses são mesmo loucos por sapato, é verdade. Engana-se, no entanto, quem pensa que é só por aqui que o artigo faz sucesso. Depois de visitar a Serra Gaúcha, o pernambucano Luiz Alberto Alves aproveitou para visitar Novo Hamburgo e encher as malas de sapatos.

“O pessoal do hotel onde estou hospedado comentou sobre a feira e resolvemos vir conhecer”, conta o morador de Recife. “Nunca vi tanto sapato de ótima qualidade e com preços tão bons em um só lugar.”

De São José do Hortêncio, no Vale do Caí, vieram Marta Maria Führ Klein e José Afonso Führ. “Andamos pouco, mas já compramos muito. Mesmo assim vamos ficar aqui durante toda a tarde para aproveitar o passeio e escolher mais alguns pares”, dizia Marta.

A Região Metropolitana, como sempre, era a origem de muitos visitantes. Caso de Fernanda Bittencourt Romeiro e a mãe, Susana Bittencourt Romeiro, de Canoas. “A feira está muito boa, com preços muito acessíveis. Além dos muitos calçados, estamos levando ainda acessórios como lenços e bolsas”, revela Fernanda.

Unanimidade: vendas

acima da média

Entre os expositores, a quantidade de visitantes também era destaque. Só não teve mais espaço nas avaliações do que o sucesso nas vendas, é claro. Pelo menos uma unanimidade sai das falas de todos os lojistas: o resultado acima da média.

Exemplo é a NinaRo. No meio da tarde, tinha vendido praticamente todos os produtos. “Tudo o que tínhamos estocado foi vendido. Se o que está exposto também for comercializado, terá sido vendido tudo. As vendas foram muito acima do planejado”, admite Carolina Dellagustin, proprietária, que confirma presença na feira em 2012.

As boas vendas surpreenderam, sim, mas não pegaram desprevenida a Via Uno. Quem garante é o comprador regional da marca, César Fioli. O segredo, segundo ele, foi descontos tanto nas liquidações de verão, quanto nos lançamentos de outono-inverno, de 60% a 80%. “As consumidoras querem exatamente isso: os principais lançamentos da moda, com preços muito abaixo do praticado nas lojas.”

SUGESTÕES – Lembra do ditado que diz “em time que está ganhando não se mexe”? Se for para melhor, mexe. Pelo menos é a sugestão da Casa do Sapato. Para a próxima feira, quer que os portões sejam abertos durante toda a semana. “A feira foi muito boa e poderia ter continuado a semana toda que teria grande visitação da mesma forma. Este último final de semana foi melhor que o primeiro. Saímos sem estoque”, conta o gerente, Fabiano Cavallin.

A comparação com a Festa Nacional do Calçado era inevitável. “Surpreendeu-nos termos vendido mais do que na festa. Também fizemos nossa parte, trazendo à Fenac produtos com preços bem mais baixos do que o encontrado na loja”, confessa o supervisor de vendas da Athletic Shoes, Nilson Camargo.

Com informações de De Zotti Comunicações

FOTOS: Ricardo de Moraes / divulgação Fenac

Compartilhar

Vendas de livros digitais nos Estados Unidos crescem mais de 115% no último ano

Avançar »

Entrevista exclusiva: brasileiro que mora no Japão conta os dias à espera da “volta para casa”

2 comentários

  1. Suzane
    23 de agosto de 2011

    Ah, eu estava procurando mais informações sobre essa feira de calçados, a Fenac. Vi umas promos nesse site http://www.desejomania.com.br/site/especial/ofertas-fenac-2011 exclusivas pra essa feira. Legal pra quem está planejando ir.

    Responder
  2. sayde mezawak
    16 de abril de 2012

    Gostaria de saber se em abril e maio deste ano 2012 haverá alguma feira, haja visto que tenho um primo que mora na Australia e gostaria de fazer exportações de sapatos de festa, e feira não poderia ser o melhor lugar, caso tenha algum dado favor enviar
    Grata

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*