• Visualizações 48682

Retrospectiva 2010: Hora de relembrar fatos marcantes

Olhos do mundo estiveram voltados para tragédias, desastres naturais, esporte, novidades eletrônicas, política… 2010 foi ano de Copa do Mundo, de Eleições, de Enem. Agora é o momento para relembrar.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Dizem que quando se chega ao fim, pensa-se no começo… Neste momento de preparação para receber 2011, o Portal novohamburgo.org preparou uma lista com os acontecimentos que marcaram este ano que se encerra. Confira:

Terremoto no Haiti

No fim da tarde de 12 de janeiro, um terremoto de sete graus na escala Richter atinge em cheio o Haiti, um dos países mais pobres do mundo. Com o epicentro próximo a Porto Príncipe, capital do país caribenho, o tremor matou mais de 230 mil pessoas. A destruição deixou mais de 1 milhão de desabrigados.

Lançamento do iPad

O CEO da Apple, Steve Jobs, apresenta em 27 de janeiro, o iPad, tablet lançado para ser a ponte entre smartphones, netbooks e leitores eletrônicos. Com três milhões de unidades vendidos até junho, o iPad ganharia concorrentes, como o Galaxy, da Samsung.

Prisão do governador do Distrito Federal

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, se entrega à Polícia Federal em 11 de fevereiro, após ter a prisão decretada pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ por tentativa de suborno para tentar escapar de esquema de propinas em seu governo desvendendado em novembro de 2009. Arruda seria solto em abril.

Terremoto e tsunami arrasam o Chile

Um tremor de 8,8 graus na escala Richter, com 90 segundos de duração, atingiu a costa do Chile na madrugada de 27 de fevereiro, provocando, conseqüentemente, um tsunami que devastou parte do litoral do país sul-americano. O fenômeno foi capaz de deslocar a cidade de Concepción, uma das mais atingidas, a três centímetros para o oeste. No total, a tragédia matou mais de 800 pessoas.

Casal Nardoni é condenado pela morte de Isabella

Após cinco dias de julgamento, no Fórum de Santana, zona norte de São Paulo, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram condenados no início da madrugada de 27 de março pela morte da filha dele, Isabella, que em 29 março de 2008 foi arremessada pela da janela do sexto andar do apartamento do casal. Alexandre foi condenado a 31 anos, 1 mês e 10 dias de prisão, e Anna Jatobá, a 26 anos e 8 meses de reclusão.

 

“Dilúvio” faz Rio de Janeiro parar

Uma chuva torrencial iniciada na noite de cinco de abril assolou o Estado do Rio de Janeiro. Alagamentos e, principalmente, deslizamentos, acabaram causando quase 200 mortes em menos de cinco dias. O episódio mais grave ocorreu no Morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana da capital. A lama arrastou a casa e 40 pessoas morreram.

Desastre ambiental no Golfo do México

Uma explosão na plataforma de petróleo Deepwater Horizon, no Golfo do México, em 20 de abril, mata 11 funcionários, fere outros 17 e dá início a um desastre ambiental sem proporções na história dos Estados Unidos. Administrada pela British Petroleum, a plataforma afundou dois dias depois e provocou um vazamento que demorou cinco meses para ser aplacado e custou mais de US$ 3 bilhões à petrolífera britânica.

Procuradora tortura criança

A procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant’Anna Gomes se entregou ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJ-RJ após passar oito dias foragida. Vera Lúcia teve pedido de prisão decretada por ser acusada de torturar uma menina de dois anos e 10 meses de idade – sob sua guarda provisória – que pretendia adotar.

Israel ataca navios de ajuda humanitária

Uma ação organizada por um movimento internacional a favor da libertação de Gaza encontrou reação feroz de Israel em 31 de maio. Uma flotilha com seis embarcações que se dirigiam ao território palestino em Israel foi recebida com um ataque. O incidente acirrou as tensões de israelenses e turcos, que formavam boa parte da tripulação.

Enchentes atingem o Nordeste

O nordeste brasileiro sofreu com forte volume de chuvas que causou o transbordamento de rios da região e causou 51 mortes e provocou estragos em pontes, rodovias e ferrovias. Os Estados mais atingidos foram Alagoas e Pernambuco.

Desaparecimento de Eliza Samudio

O goleiro Bruno, do Flamengo, passou a ser notícia de polícia em junho, quando a polícia de Minas Gerais recebeu denúncia anônima que apontava que Eliza Samúdio, ex amante e mãe de um filho do jogador, teria sido agredida e morta. Investigações apontaram que Bruno, amparado pelo amigo Macarrão e uma rede de cúmplices, teria planejado o seqüestro e morte da modelo paranaense de 25 anos. O corpo não foi localizado, mas no início de dezembro, Bruno foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal, por episódio ocorrido em outubro de 2009, quando o goleiro foi acusado de forçar Eliza a abortar sua gravidez.

EUA encerram combates no Iraque

As últimas tropas de combate norte-americanas deixam o Iraque em 18 de agosto, após mais de sete anos após a invasão liderada pelo país que culminou na queda de Saddam Hussein. A retirada fazia parte de planos dos EUA de reduzir gradativamente o número de soldados no Iraque. No total, 90 mil militares americanos deixaram o país do Oriente Médio em 18 meses.

Mineiros chilenos

Dezessete dias após o desmoronamento que deixou 33 mineiros presos em uma mina no subsolo do deserto do Atacama, um bilhete informava em 22 de agosto que todos estavam vivos a 700 metros da superfície. A informação, festejada pelo presidente do Chile, Sebastian Piñera, deu início ao plano de resgate, que só ocorreria em outubro.

 

Massacre no México

Autoridades mexicanas encontram, em 24 de agosto, 72 corpos de imigrantes ilegais em um rancho no estado de Tamaulipas. Entre as vítimas, estavam quatro brasileiros. A informação do crime foi passada pelo único sobrevivente, um equatoriano identificado apenas como Freddy, que teve que se fingir de morto sobreviver. Segundo o relato, os estrangeiros foram seqüestrados por um grupo criminoso quando tentavam chegar à fronteira com os Estados Unidos. Os homens pertenceriam ao grupo Los Zetas, e teriam cometido o crime após a recusa dos imigrantes em trabalhar como matadores de aluguel para a organização criminosa.

 

Dia da Queima do Alcorão

O pastor americanor Terry Jones, que comanda uma igreja cristã na Flórida, choca o mundo em nove de setembro ao propor o “Dia Internacional da Queima do Alcorão” para lembrar os nove anos dos ataques de 11 de Setembro. A proposta irrita o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e causa protestos em países de maioria muçulmana, com queima da bandeira americana. A pressão acabou fazendo o pastor recuar.

França protesta contra reforma previdenciária

Manifestantes franceses começam a tomar as ruas de Paris no fim do mês de setembro para protestar contra proposta do governo de aumentar de 60 para 62 anos a idade para aposentadoria no país. Segundo os sindicatos, quase três milhões de pessoas foram às ruas no país inteiro, que passou a conviver com greves e racionamento de combustível. A pressão popular, porém, fracassou, e a lei foi aprovada pelo parlamento da França.

Confusão no Equador

Uma rebelião policial que provocou tumulto por mais de 12 horas pelas ruas de Quito, em 30 de setembro, levanta a hipótese de tentativa de golpe contra o presidente do Equador, Rafael Corrêa, que acabou precisando ir ao hospital após se intoxicar com os gases emitidos pelos policiais. Corrêa denunciou militares de traição e conspiração.

Eleições 2010

A campanha eleitoral para presidente da República de 2010 marcou o triunfo da mulher. Além da vitória de Dilma Rousseff, Marina Silva não conseguiu, em três de outubro, seguir para a disputa do segundo turno, mas ajudou a formar um volume de votação de 60% para as duas mulheres que disputaram o pleito. Com cerca de 20 milhões de votos, a candidata do PV saiu fortalecida e disputada por Dilma e José Serra em busca de apoio para a votação de 31 de outubro. No final, manteve neutralidade, assim como Plínio de Arruda do Sampaio, candidato do PSOL.

Tiririca na política

Um artista conhecido por ter emplacado na década de 1990 a música “Florentina” nas paradas de sucesso foi o personagem da eleição legislativa brasileira em 2010. Adotando bordões como “pior que está, não fica”, levando seus pais para a campanha na TV e se autodenominando como “abestado”, Tiririca (ou Francisco Everardo de Oliveira) foi o campeão de votos (mais de 1,3 milhão) para deputado federal em todo país, se elegendo pelo PR de São Paulo, em três de outubro. Sua eleição, porém, foi contestada, quando se levantou a suspeita que o candidato fosse analfabeto, o que o obrigou a fazer uma prova para provar sua capacidade para ler e escrever. Mesmo aprovado, sua diplomação como parlamentar ainda enfrentava questionamentos jurídicos em dezembro.

Deputados hamburguenses

Em 2004, Jair Foscarini (PMDB) deixava a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para ser prefeito de Novo Hamburgo. Desde então, a Capital Nacional do Calçado não tinha representantes como deputados estaduais. Cinco anos depois, terá agora dois: Luiz Lauermann (PT) e Lucas Redecker (PSDB) assumem essa condição a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

Nobel da Paz

O escritor e ativista político Liu Xiabo é anunciado, em oito de outubro, o vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2010. Um dos autores de manifesto que cobra uma reforma política na China e dissidente repreendido pelo episódio da revolta na praça da Paz Celestial, em 1989, Xiabo está preso desde 2008 pelo regime comunista. O governo chinês se irritou com a decisão e anunciou que não enviaria representantes à entrega do prêmio, em dezembro.

Desastres naturais na Indonésia

Em apenas dois dias, entre 25 e 26 de outubro, a Indonésia é atingida violentamente por um terremoto e pela erupção de um vulcão. Primeiro foi o tremor, de 7,7 graus na escala Richter, que precipitou um tsunami, na mesma falha sísmica responsável pelas ondas gigantes que devastaram a o país em 2004. O terremoto deixou mais de 430 mortos e milhares de desabrigados. No dia seguinte, o vulcão Merapi (“montanha de fogo”, em javanês) fez com o governo indonésio afastasse 19 mil pessoas das áreas próximas ao derramamento de lava. Mais de 280 pessoas morreram.

 

Morre Néstor Kirchner

Um ataque cardíaco mata, em 27 de outubro, o ex-presidente da Argentina, Néstor Kirchner, marido da atual presidente, Cristina, e até então fortíssimo candidato a reassumir o cargo nas próximas eleições. Aos 60 anos, Kirchner gozava de alta taxa de popularidade por comandar o país em delicado momento econômico e por ser o sustentáculo da administração de Cristina.

Erros no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que em 2009 havia sido alvo de vazamento de dados, voltou a ter sua credibilidade colocada em cheque na edição deste ano, quando no primeiro dia da prova, em seis de novembro, alunos reclamaram de erros na impressão do caderno amarelo do exame. O teste tinha questões do caderno branco encartadas de forma equivocada. Dessa forma, várias perguntas estavam com numeração duplicada ou simplesmente não existiam. O erro jogou pressão sobre o Ministério da Educação – MEC, e uma nova prova foi marcada para os alunos que se sentiram prejudicados.

 

PanAmericano

Um rombo que chegaria a R$ 900 milhões fez com que o banco PanAmericano, braço financeiro do Grupo Silvio Santos, pedisse socorro de R$ 2,5 bilhões ao Fundo Garantidor de Crédito – FGC. O rombo é resultado de ativos e créditos fictícios registrados por diretores do PanAmericano supostamente para inflar os resultados da instituição. O apresentador Silvio Santos colocou seu patrimônio, inclusive o SBT, sua rede de televisão, como garantia de pagamento da dívida.

Ataques nas Coréias

Um ataque militar ordenado pela Coréia do Norte contra um território governado pela Coréia do Sul, em 23 de novembro, reacendeu a tensão latente que acompanhou os dois países durante todo o ano. Mísseis norte-coreanos atingiram a ilha de Yeonpyeong, no Mar Amarelo, matando quatro soldados sul-coreanos. Seul anunciou que novos ataques de Pyongyang seriam seguidos de retaliação imediata.

Guerra no Rio

Uma onda de ataques iniciada em 21 de novembro, com arrastões, queima de veículos e ataques a uma unidade da Polícia Militar foi o estopim para o início da operação que culminou com o maior ataque das forças de segurança do Rio de Janeiro contra os traficantes de drogas. Com auxílio de 800 homens das Forças Armadas, tanques blindados e o apoio popular, o Bope, a Tropa de Elite da polícia do Rio, tomou a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão, QGs do narcotráfico na cidade, dissipando a presença dos criminosos e apreendendendo mais de 40 toneladas de drogas, além de armas como fuzis e granadas. Após a operação, a busca pelos traficantes foi mantida em favelas do Rio de Janeiro.

 

Mortandade de peixes em Novo Hamburgo

Uma nova mortandade de peixes foi registrada no dia 1º de dezembro, no Rio dos Sinos, em Novo Hamburgo. Os apareceram boiando na Prainha Municipal.

 

WikiLeaks

Jornalista, matemático e hacker, o australiano Julian Assange, de 39 anos, se entregou a polícia, em Londres, no dia sete de dezembro, para o alívio da diplomacia mundial, principalmente do governo americano. Assange é sócio e porta-voz do WikiLeaks, site responsável por vazar telegramas confidenciais do governo americano, o que causou constrangimento por desnudar ações e diálogos que comprometeriam governos do mundo inteiro (inclusive, o Brasil). O australiano se entregou à polícia em razão de um processo por crimes sexuais a que respondia na Suécia, mesmo negando culpa.

Esportes

 

Grêmio campeão gaúcho

 

Santos campeão da Copa do Brasil

 

Espanha campeã do Mundo

 

Inter bicampeão da Libertadores

 

Fluminense campeão do Brasil

 

Inter de Milão campeã do Mundo

Com informações de MSN.com

FOTO: ilustrativa

Compartilhar

Publicidade estatal está presente em 8.094 veículos

Avançar »

Impostos devem atingir arrecadação recorde de R$ 1,27 trilhão em 2010

Um comentário

  1. Angela
    10 de março de 2011

    Parabéns por essa retrospectiva

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical