• Visualizações 744

Quase lá! Trensurb chega pela primeira vez à Novo Hamburgo

Viagem experimental percorreu 4,9 quilômetros nesta terça, de São Leopoldo à primeira estação hamburguense (Liberdade). Momento histórico para o município e região.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O dia 26 de outubro de 2010 marca um momento histórico para Novo Hamburgo.

Ao som da buzina do trem e de aplausos vindos de dentro e de fora dos vagões, Novo Hamburgo recebeu pela primeira vez a chegada do metrô na estação em construção no bairro Liberdade.

Diversas autoridades participaram da viagem experimental, entre elas o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, de São Leopoldo, Ary Vanazzi e o diretor presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha. O trajeto de 4,9 quilômetros percorrido de São Leopoldo à primeira estação de Novo Hamburgo foi considerada um momento histórico.

“Estão todos de parabéns por fazer este sonho se tornar realidade, esta obra só foi possível pelo empenho de todos que estão aqui hoje envolvidos”, destacou o ministro das Cidades. Já Tarcísio comemorou o bom momento vivido na região. “Estamos diante de uma extraordinária melhoria urbana para toda a região, é um transporte mais barato, melhor e que traz inúmeras oportunidades e desenvolvimento”, declarou.

O trem em Novo Hamburgo

Com a chegada do metrô, cerca de 30 mil novos usuários serão beneficiados. A extensão da atual linha 1, que ligará Novo Hamburgo a Porto Alegre, terá 9,3 quilômetros desde a estação São Leopoldo até a futura estação Centro (Novo Hamburgo).

O investimento ultrapassa os R$ 650 milhões, com recursos do governo federal, por meio do PAC. A previsão é de que o trem entre em funcionamento para o público em julho do próximo ano, sendo que atualmente há 60% das melhorias já concluídas.

Pedido de estação no bairro

Industrial é reforçado

Zimmermann aproveitou a visita do ministro para reiterar os pedidos de melhorias e adequações ao projeto original de extensão da linha 1 do Trensurb, feitos já no início do ano. A ideia é que uma nova estação (além das três já previstas) seja construída no bairro Industrial, ficando entre a Estação Liberdade e Fenac, beneficiando ainda mais hamburguenses e futuros usuários do transporte coletivo.

“Isso precisa ser analisado enquanto as obras ainda estão em andamento”, cita Tarcísio. De acordo com Márcio Fortes, essas possibilidades, assim como para a renovação da frota de vagões, serão estudadas no mês de novembro.

Informações de Imprensa PMNH

FOTOS: Robson Nunes / PMNH

Compartilhar

Mineiros contam partes de sua história e vivem dias de estresse

Avançar »

IBGE: Quase um quarto das empresas brasileiras fecha no primeiro ano de vida

Um comentário

  1. Márcia
    27 de outubro de 2010

    Estou muito feliz com as obras
    do metrô,(trensurb)penso que é muito importante para a comunidade e penso que deve ter a estação Indústrial São Leopoldo 27/10/2010

    Márcia teresinha penha

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*