• Visualizações 1084

Demissão é o motivo de 25% das pessoas que deixaram o emprego no 1° semestre

Alta rotatividade do mercado ocorre também por livre e espontânea vontade dos trabalhadores; normalmente, a troca é feita em busca de melhor salário.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Os novos tempos no mercado de trabalho mostram que aquele hábito de passar anos em uma empresa ficou para trás. O novo profissional tem pressa, quer oportunidades melhores.

Os números mostram isso: o troca-troca entre as empresas aumentou. Em alguns setores há vagas sobrando. Assim, o trabalhador tem a oportunidade de encontrar um emprego melhor ou que pague mais. De janeiro a junho deste ano, 25% das pessoas que deixaram o trabalho, pediram demissão.

Com o trabalhador trocando de emprego por decisão própria, diminuiu também o número de pedidos do seguro-desemprego: os pedidos caíram 10% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Ministério do Trabalho, em alguns setores há mais vagas que candidatos. Sendo assim, muita gente agora se dá ao luxo de escolher.

“A pessoa que pede demissão tem algo melhor em vista, senão não pediria, ainda mais sabendo que não tem direito a sacar o FGTS, que não tem direito ao seguro-desemprego”, explica o diretor do departamento de emprego e salário do Ministério do Trabalho Rodolfo Torelly.

O professor de administração da Universidade de Brasília – UnB, Jorge Pinho, aconselha: nada de euforia. Os recém-chegados estão sempre na mira em caso de crise porque têm direito a uma rescisão menor se a empresa precisar demitir.

“O empregado que estava em uma empresa há algum tempo não será o primeiro da lista a ser mandado embora. Se ele mudar para uma nova, passa a ser dos primeiros. Um pouquinho de cautela é bom”, indica o professor.

No primeiro semestre deste ano, 3,6 milhões de trabalhadores receberam o seguro-desemprego. No mesmo período do ano passado, o benefício foi pago a quatro milhões de trabalhadores.

 

 

Informações de portal G1

FOTO: ilustrativa / Abril

Compartilhar

“Lula não tem responsabilidade intelectual”, acusa FHC

Avançar »

Sonho realizado: hamburguense se prepara para Mundial de Triathlon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*