• Visualizações 4365

“Lula não tem responsabilidade intelectual”, acusa FHC

VEJA EM VÍDEO! Em entrevista à jornalista Marília Gabriela, no SBT, ex-presidente não poupa críticas ao governo petista. Em Novo Hamburgo, empregada doméstica não gosta.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Política e futebol não deveriam ter nenhuma relação. Afinal, trata-se de organização social e entretenimento. Coisas bem diferentes…

A rivalidade entre PT e PSDB, no entanto, beira o fanatismo futebolístico. Tão acirrada quanto aquela que se vê entre gremistas e colorados em dia de Gre-Nal. Lula canta vitória de um lado: “Nunca antes na história desse país…”. Fernando Henrique Cardoso alfineta de outro: “Lula é um bom surfista, mas não cria onda”. E as propostas para o futuro do Brasil?

O mais novo capítulo da novela que já dura 16 anos – metade com tucanos como protagonistas, metade com petistas – foi veiculado pelo SBT na madrugada desta segunda-feira, dia 02. Em entrevista ao programa De frente com Gabi, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não poupou críticas ao seu sucessor e também à candidata do PT nas Eleições 2010. Destacou ainda sua própria trajetória.

“Eu sou intelectual”

Questionado pela jornalista Marília Gabriela sobre os constantes discursos de Lula que tomam para si as conquistas políticas e econômicas do Brasil nos últimos anos, FHC não titubeou. “Ele reage como político, ele quer borrar o passado… O Lula não tem responsabilidade intelectual. Eu sou intelectual, não vou enganar”, argumenta o ex-presidente.

Fernando Henrique Cardoso tem 79 anos, é sociólogo e doutor em Ciências Sociais. Antes de exercer a Presidência da República, entre 1995 e 2002, foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, quando comandou a criação do Plano Real, durante o governo de Itamar Franco, seu antecessor.

Embora tenha sido duro ao falar de Luiz Inácio Lula da Silva, o tucano fez questão de dizer que pessoalmente respeita o presidente. “Cada vez que nos encontramos, somos civilizados. Eu não faço ofensa pessoal ao Lula, só política.” A principal reclamação é quanto ao que entende como falta de reconhecimento do governo petista às medidas que ele alega ter implantado, como a política econômica e os programas que originaram o Bolsa Família. “Foram contra tudo. E depois que vieram ao governo foram se apossando como se fosse deles.”

ELEIÇÕES 2010 – Ao abordar a candidatura de Dilma Rousseff, FHC também é incisivo. Diz que a petista “é uma candidata de alguma forma fantasma”. O ex-presidente refere-se a aprovação do governo Lula, que explicaria a ascensão da candidata do PT. “Não é ela, o voto não é dela. É complicado para o Brasil isso. E para ela também.”

Fernando Henrique acredita que com a campanha eleitoral se intensificando, José Serra, candidato do PSDB à presidência, pode reverter a tendência de derrota das últimas pesquisas de intenção de voto. “Estou surpreso pelo Serra ter mantido seu eleitorado até agora”, confessa, atacando o que chama de campanha antecipada que Lula estaria fazendo para Dilma Roussef “há pelo menos dois anos”.

Para administrar não precisa

ter estudo, defende doméstica

Se a intenção de FHC era diminuir a popularidade do presidente Lula, o tiro parece ter saído pela culatra. É o que indica a opinião da empregada doméstica Leoni Dapper (foto), 61 anos, moradora de Novo Hamburgo. Ela assistiu à entrevista do ex-presidente no De frente com Gabi e não gostou nada do tom das respostas.

Sobre a acusação de que Lula é “só político” a doméstica é direta: “E ele (FHC) não é?”. “Eu sempre digo que para administrar uma casa não precisa ter estudo, nem ter dinheiro”, defende Leoni. “Conheço um monte de gente que tem dinheiro e não sabe administrar nem sua casa.” Ela elogia Lula pela habilidade em lidar com outros líderes mundiais, “mesmo sem ter estudo”, reforça.

Leoni Dapper ainda não decidiu em quem votar para presidente. Prefere deixar para os dias que antecedem as eleições. Antecipa, no entanto, que não escolhe seu candidato pelo partido. É daquelas que aposta no que dizem as pessoas. Portanto, não será porque Dilma é do PT ou Serra do PSDB que definirá seu voto. Pretende, inclusive, avaliar os demais concorrentes.

Veja um trecho da entrevista

[nh]o2GFfeVoB3I[/nh]

Confira a entrevista completa no canal do SBT no YouTube

FOTO: Lourival Ribeiro / SBT

Compartilhar

75% dos recrutadores americanos fazem pesquisa online antes de contratar

Avançar »

Demissão é o motivo de 25% das pessoas que deixaram o emprego no 1° semestre

7 comentários

  1. Marco
    2 de agosto de 2010

    Não concordo! Para administrar precisa ter estudo SIM! Inclusive para administrar uma casa, suas tarefas e finanças! O estudo de uma dona de casa pode vir do pragmatismo, porém de um presidente precisa, também, vir da literatura. Sobre ter dinheiro, ela se contradiz. Ter dinheiro e não saber administrar vem da falta de estudo.

    Responder
  2. Roberta
    2 de agosto de 2010

    Marco, concordo com você. Para administrar, ainda mais sendo um país, onde envolve toda uma conjuntura socioeconômica, É PRECISO TER ESTUDOS SIM!O jornalista que me desculpe, mas o início da redação em que diz: “Se a intenção de FHC era diminuir a popularidade do presidente Lula, o tiro parece ter saído pela culatra”; penso eu estar equivocada. Quem tem um pouco mais de noção sobre política, administração e economia, entendeu a posição do FHC ao fazer as afirmações no programa. Sou economista, e entendi claramente o que o ex presidente expôs. Ele traçou um cronograma histórico que confere perfeitamente com o ocorrido e falou sobre os efeitos das políticas à longo prazo na atualidade brasileira. A maioria dos brasileiros, precisa ler mais e procurar entender sobre mts coisas antes de fazer comentários equivocados.

    Responder
  3. 4 de agosto de 2010

    A REALIDADE FÁTICA E OS PSEUDOS INTECTUAIS

    Na fachada de uma escola que foi construida na minha Cidade, o Diretor mandou escrever a seguinte frase ” INTELEGENCIA É A CAPACIDADE DE ENTENDER AS COISAS “, várias pessoas ao lerem a frase se sentiam surpresas e sempre perguntavam, o que isto quer dizer? e o Diretor respondia INTELIGENCIA É A CAPACIDADE DE ENTENDER AS COISAS, e o assunto era dado como encerrado.

    Quando ouço o ex Presidente Fernando Henrique Cardoso falar do Presidente Lula, obrigatoriamente lembro da frase, INTELEGINECIA É A CAPACIDADE DE ENTENDER AS COISAS.

    Será que o fato do Lula contar com 77% ( setenta e sete ) por cento de aprovação de seu Governo não diz nada para o Ex Presidente Fernando Henrique Cardoso, será que uma pessoa que conta com eleitores e alta aprovação em todas as CLASSES SOCIAIS, não tem nada a oferecer ao seu Pais.

    Será que ser chamado de ” o cara ” pelo Presidente dos Estados Unidos da América, ainda não significa nada para o Ex presidente Fernando Henrique Cardoso.

    Será que ser convidado para ser PRESIDENTE DA ONU, não é uma das maiores honraria que pode se render a um ser Humano.

    Há, relembrando o Título, INTELIGENCIA É A CAPACIDADE DE ENTENDER AS COISAS.

    Responder
  4. 30 de setembro de 2010

    O que FHC, como toda a classe alta deste páis não tolera é ver que sua “hegemonia” está seriamente ameaçada.FHC o homem da Sorbonne, não conseguiu tirar o país do FMI, chamou aposentados de vagabundos, vendeu A CSN a preço de banana e impediu CPIs em seu governo e ainda quer vir botar moral??????

    Responder
  5. joao lucas felicio
    3 de outubro de 2010

    LULA NAO TEM RESPONSABILIDADE INTELECTUAL.E FERNANDO HENRIQUE NAO TEM RESPONSABILIDADE DEMOCRATICA COMPROU A MAIORIA DOS DEPUTADOS PARA SUA PROPRIA REELEIÇÃO

    Responder
  6. gilson lopes
    7 de fevereiro de 2011

    quando ouso alguns comentarios sobre comparações entre lula e fhc vejo o quanto nosso povo é ignorante se ouve tantas besteiras que lula é isso que lula é aquilo e não se ver que o todos os beneficio que vivemos hoje vem do governo anterior são resultados que aparecem a longo prazo agora se lula foi realmento o cara só saberemos da alguns anos porque o resultados de um bom governo aparece a longo prazo

    Responder
  7. gilson lopes
    7 de fevereiro de 2011

    realmente lula não tem nem uma responsabilidade intelectual

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*