• Visualizações 1881

Moradores reclamam descaso com ruas do bairro Boa Saúde

Situação em vias sem pavimentação é crítica. Segundo subsecretário de Obras da região, no entanto, emergências são atendidas. Chuvas estariam aumentando a demanda.

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org

Se as ruas com asfalto não estão nas melhores condições em Novo Hamburgo, imagine as que sequer têm pavimentação…

Leia Mais

“O asfalto está todo podre”: Tarcísio explica excesso de buracos nas ruas hamburguenses

Os moradores do bairro Boa Saúde convivem com essa realidade. Contribuintes que residem nas imediações das ruas Luiz Ferreira Gonçalves e Artur Silveira dos Santos procuraram o Portal novohamburgo.org para reclamar do que chamam de descaso com as ruas.

Jéssica Vanessa Vestfahl, de 20 anos, não suporta mais os buracos. E a crítica vai além. A jovem diz que a manutenção das vias públicas até é realizada com freqüência. Só em 2010, máquinas da Prefeitura já teriam passado no local mais de cinco vezes. Entretanto, os problemas persistem. “Eles passam aqui e fazem de conta que arrumam. Deixam as entradas dos portões das casas com umas crateras”, reclama, mostrando na foto. Foi o que ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 11.

Os riscos são constantes. No caso de Jéssica Vestfahl, ainda maiores quando anda de moto com o namorado. “Podemos pegar um buraco e cair”, lembra. “Muitas vezes passam a máquina um pouco antes da chuva e depois a situação piora.” Quem também está indignada com a situação é a estudante Elaine Montemezzo, 24 anos. “Parece que os operadores das máquinas estão treinando. O serviço nunca fica bem feito.”

RECLAMAÇÕES – A Prefeitura de Novo Hamburgo recebe reclamações através do telefone 51 – 3594-9999. Informações da Secretaria de Obras e Serviços Públicos dão conta de que, seguindo o procedimento padrão, elas viram Ordem de Serviço e são encaminhadas às subsecretarias que atendem diferentes regiões da cidade. O bairro Boa Saúde compõe a Subsecretaria do Rincão.

A última Ordem de Serviço registrada pela Secretaria de Obras na Prefeitura para a região, conforme apurou o Portal novohamburgo.org, é a de número 326, datada de 18 de janeiro de 2010 e ainda sem retorno. Portanto, a Subsecretaria do Rincão não confirmou até agora a execução da manutenção.

A patrola faz o serviço padrão,

diz subsecretário do Rincão

O subsecretário do Rincão admite que é difícil manter as ruas sem pavimentação em boas condições. Argeu Soares dos Santos (foto) aponta as chuvas como principal causador de buracos.

Questionado sobre a reclamação dos moradores do Boa Saúde, inclusive, logo citou a região da Rua Luiz Ferreira Gonçalves como crítica.

“No dia da chuva fiz vistoria no local e estava aparamente em ordem. Talvez situações mais específicas tenham passado”, defende o subsecretário. “Sobre essa reclamação especificamente não posso falar porque não chegou até nós.”

Argeu pede para que as indicações de ruas que necessitam manutenção sejam feitas também diretamente a Subsecretaria do Rincão. O telefone é o 51 – 3582-2385.

CHUVAS – Mal feito o serviço não está, acredita Argeu Soares dos Santos. O problema, para ele, são as chuvas freqüentes e a falta de pavimentação nas ruas.  “O bairro Boa Saúde, especialmente essa região, tem ruas não pavimentadas. Nós fazemos o trabalho e se no dia seguinte chove, volta tudo ao status anterior.”

Por fim, o subsecretário do Rincão alega que as emergências são atendidas. “Agora mesmo estamos chegando de uma emergência, em que se constata que é preciso fazê-la primeiro. Lugares onde têm esgoto empossado, à céu aberto, são priorizados.” O serviço é feito com retroescavadeiras, ao invés de patrolas, como de costume. A explicação é que o período de férias é aproveitado para a manutenção das máquinas.

FOTOS: Rafael Schuler / especial

Compartilhar

Depois de humilhar garis, Bóris Casoy é hostilizado em São Luís do Maranhão

Avançar »

Projeto Mulheres da Paz inicia cadastramento

7 comentários

  1. Rafael Schuler
    11 de fevereiro de 2010

    Ironia é uma coisa que não se aprende nas escolas …. derrepente na escola em que o senhor subsecretário estudou sim….. moro bem em frente a esse buraco da segunda foto e posso afirmar com certeza que ele está ali a pelo ao menos 6 meses, senão mais … quanto ao caso da patrola , bem , eu vi ela ” trabalhando ” nesta tarde ….ou melhor ” fazendo carinho ” no chão …. e se isso não estava na ordem de serviço do dia então eu pergunto .. o que essa patrola estava fazendo aqui ??? será que não há controle dos fucionários e das maquinas da prefeitura ….. talvez seja necessário contratar mais alguns cargos de confiança … já que não conseguem resolver problemas simples como esse que já se estende a muito tempo ….. sei que a grande crítica quanto ao governo Jair era em relação ao grande número de cupinchas que eram contratados como cargos de confiança , mas como diz a lei de Murphi ” NADA ESTÁ TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR” … lamentável.

    Responder
  2. Pedrinho Goulart
    12 de fevereiro de 2010

    realmente essa cidade esta virada num queijo suiço! é buraco no asfalto, no chão batido… não dá mais pra aturar… e esse negócio de cargo de confiança, porque não coloca eles a tapar buraco?

    Responder
  3. Maria Lazi de Oliveira Santos
    19 de fevereiro de 2010

    Senhor Prefeito é com todo o respeito que venho lhe falar. o senhor precisa urgentemente colocar pessoas competente, nos departamente publicos de saúde de Novo Hamburgo.Exemplo saber ler e escrever correto. pois fiquei 2 horas a mais no banco de um centro de especialidade aqui de NH. simplesmente porque. um certo funcionario escreveu errado o meu nome e o bendito médico não soube ler.e esse bendito médico disse que a doença que eu tinha não doia. e não apresentava dor. SEnhor Prefeito é terrivél sentir na péle a falta de respeito pelo serm humano .até parece mentira mas é verdade que eles zombam da vida dos pacientes. porfavor senhor prefeito coloque cada um no seu lugar.põe para atenteder os seus eleitores pessoas realemente competente.boa noite e obrigado.

    Responder
  4. 12 de maio de 2010

    peço por favor que melhore as ruas do bairro boa saude pois estão insustentaveis.

    Responder
  5. alessandra santos berto
    23 de julho de 2010

    ola!
    solicito urgente, que arrume rua asceção travessa A que fica ao lado do colégio Espirito santo no bairro glória.A rua está totalmente esburacada.

    GOSTARIA QUE TOMASSE PROVIDÉNCIA.
    obrigado!!!!

    Responder
  6. Carlos
    30 de agosto de 2010

    Boa tarde,

    Gostaria de saber sobre obra na Rua Tarcisio Antonio Bruxel, a rua vai sair aonde?

    Grato

    Responder
  7. Carlos
    30 de agosto de 2010

    Boa tarde,

    Gostaria de saber onde vai sair a rua Tarcisio Antonio Bruxel no bairro Boa Saude.

    Grato

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*