• Visualizações 6985

O que é arte pra você?

Se fizessem esta pergunta, o que responderias?  Esta pergunta seria muito fácil para mim. Teria uma resposta na ponta da língua: arte pra mim é a minha vida.

Há 25 anos vivo a arte diariamente. Trabalho rodeada por pequenos artistas, crianças que desempenham o seu papel na arte de modo prazeroso, expressando livremente os seus sentimentos através dela. Os momentos em contato com a arte são momentos de convivência com os sentimentos, com o desafio de criar, de deixar as crianças serem elas mesmas, de modo descontraído e único. Isto mesmo, momentos únicos.

Momentos em que a criança tem a liberdade para jogar a tinta no papel, de lambuzar os dedos,de deixar as mãos marrons com o barro, rabiscando à vontade com giz no chão. Rasgando, colando valiosas sucatas, usando seu corpo para dramatizar o cotidiano, jogando para longe o medo de errar. Crianças envolventes, tendo vontade de participar, de inventar, de experimentar.

A arte nos envolve, nos deixa seguros, protegidos, como se fosse um manto mágico. Um manto que nos torna pessoas  relaxadas, confortáveis, amparadas. A arte é extremamente democrática, ela favorece o desenvolvimento da auto-expressão, ajudando a criança, adolescente, o adulto, a conquistarem o equilíbrio psíquico, o auto conhecimento, a auto estima. E como é bom ter auto estima sentindo-se bem consigo mesmo, sentir confiança, prazer em nossa companhia. E quantos estão deixando de lado a sua companhia para terem a companhia de seres inanimados?

Os meios de comunicação – ou seriam meios de distração? – muitas vezes terminam com as experiências com a arte. Quantas vezes crianças são esquecidas na frente da televisão ou de um computador? Tornou-se fácil, crianças quietas e limpas, com uma “babá” que as mantém distraídas. E lá se vai a companhia de seres que interagem fisicamente.

A criança – e porque não dizer também os adultos – precisam urgentemente se libertar.  Precisamos da convivência da família, amigos, de nós mesmos. Precisamos tocar, sentir, sujar. Precisamos da experiência com a arte. Necessitamos do desafio da arte. Do desafio de criar, tomar iniciativa, de termos a nossa visão das coisas. De escolher, de sermos flexíveis.

E, caso você queira contribuir em favor da arte, lembre-se que, o melhor seria interferir o mínimo possível no desenvolvimento natural das crianças. Deixá-las livres fazendo com que surja a originalidade de cada um, sem inibições.

E o caminho para a liberdade, espontaneidade, está ao alcance de todos. Basta fazer arte. Pois a arte é uma benção!

Simone Schilling

Compartilhar

Um ano de resultados muito positivos, diz Tarcísio sobre 2009

Avançar »

Descubra como será sua aparência daqui a 20 anos

5 comentários

  1. patricia
    23 de agosto de 2010

    arte e um

    Responder
  2. 9 de novembro de 2010

    hum;…. mt expecifico esse texto wdw’

    Responder
  3. 31 de março de 2011

    EU GOSTO MUITO DE ARTES/

    Responder
  4. Lea Costa
    5 de maio de 2011

    A arte pra mim, é uma forma de exposição de seus sentimentos ou idéias, é uma forma de falar sem utilizar palavras.

    Responder
  5. Eudes Santos Gomes
    29 de julho de 2011

    ARTE é pra mim e um forma de expressão humana com emoção, beleza é hamonia.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*