• Visualizações 1072

Alunos da Universidade Feevale criam impressora 3D

Alunos da Universidade Feevale, do curso de Engenharia Mecânica criaram uma impressora 3D.  Elvio Junges, Maikon Ayres foram orientados pelo Professor Pier Scheffel durante o processo de criação.

Segundo Elvio, a ideia do projeto e alguns conceitos a serem seguidos, surgiram em março de 2015 (durante a Fimec2015).”Começamos efetivamente a trabalhar no projeto em final de novembro e concluímos em 10 de março”.

O objetivo foi que os alunos pudessem construir uma impressora 3D dentro da universidade Feevale, utilizando peças impressas em outra impressora 3D. E também que este projeto fosse documentado e disponibilizado para a comunidade acadêmica ter acesso.

Para entender um pouco mais sobre essa tecnologia é importante saber onde a impressora se faz necessária.

Elvio destaca que uma impressora 3D é uma das tecnologias exponenciais do momento, pois ela possibilita ser aplicada a diversas áreas, desde a impressão de órgãos e tecidos biológicos até a impressão de componentes metálicos de alta complexidade. “A impressão 3D tem uma participação mais expressiva na indústria, onde é muito utilizada para a confecção de protótipos,” disse.

Para o controle da impressora, os alunos utilizam software gratuito, chamado Repetier. Como unidade de processamento central, “utilizamos um Arduino Mega, com uma unidade de controle própria para impressora 3D e um firmware de código aberto”.

Ele ainda explica de que forma a impressora funciona: “A nossa impressora 3D funciona pelo método aditivo chamado FDM(Fused deposition modeling),pois através de resistências com temperatura controlada, se derrete um polímero(geralmente ABS ou PLA) e se faz a impressão de uma camada, terminando a impressão da primeira camada, a impressora sobe o bico extrusor e imprime a segunda camada, seguindo assim sucessivamente para as outras camadas , até concluir toda a impressão, então se obtém a peça impressa” , explicou.

Compartilhar

Monitores ecológicos lançam campanha para recolhimento de lacres de alumínio

Avançar »

Moradores do Santo Afonso recebem Brechó Solidário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*