• Visualizações 638

Novo Hamburgo recebe comitiva do MEC para implantação de curso de Medicina

Entre os representantes do MEC que vieram a Novo Hamburgo, estavam três professores de medicina de universidades federais de diferentes regiões do Brasil.

 

Da Redação (redacao@novohamburgo.org) (Siga no Twitter)

Na manhã da última quinta-feira, o prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, recebeu em seu gabinete uma comitiva do Ministério da Educação – MEC para tratar da implementação do curso de Medicina na cidade.

Durante o encontro, o chefe do executivo hamburguense apresentou à delegação detalhes da cidade e dos significativos avanços que o Município vem realizando na área da saúde nos últimos anos.

Entre os temas, Lauermann citou a construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do Estado, localizada no bairro Canudos, as melhorias realizadas no Hospital Municipal e a adesão ao programa Mais Médicos, que ampliou o número de profissionais na cidade.

Sobre o programa Mais Médicos, o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Bolzan, explicou que Novo Hamburgo já desenvolve o primeiro dos dois eixos do programa na cidade que é fixar médicos na rede pública de saúde e que, agora, busca contemplar o segundo.

Entre os representantes do MEC que vieram a Novo Hamburgo, estavam três professores de medicina de universidades federais de diferentes regiões do Brasil.

Eles fazem parte do grupo de profissionais responsáveis pela visita e análise dos 49 municípios brasileiros que seguem em busca do curso de Medicina. Na cidade, a comissão visitou unidades de saúde como a UPA 24 Horas de Canudos, Unidades de Saúde da Família – USF e o Hospital Municipal, entre outros. Os professores produzirão um relatório que será entregue ao MEC.

Participaram da reunião o secretário de Saúde, Luis Carlos Bolzan, a diretora presidente da Fundação de Saúde Pública – FSNH, Simone Zucolotto, a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Feevale, Gladis Baptista, o conselheiro José Eri Medeiros, do Conselho Nacional de Saúde, e representantes do Conselho Municipal de Saúde – CMS.

Novo Hamburgo traz Sapiranga para apoiar iniciativa

Na parte da tarde, o prefeito Luis Lauermann esteve reunido com a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, para buscar o engajamento de mais um município da região para a busca do curso de Medicina.

Conforme Lauermann, a ideia é agregar mais cidades em um conceito de região, já que todo o Vale do Sinos e arredores terão consequências positivas com a instalação da graduação médica. No encontro foi assinado um termo de parceria que une os municípios na disponibilização de estruturas de saúde.

“Queremos de forma conjunta defender políticas públicas que tragam benefícios para todos”, destacou Lauermann. O mesmo termo já foi assinado pela administração de Ivoti. Também são aguardadas outras cidades para se unir a esta mobilização. No encontro também estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde de Sapiranga, Emerson Leite, e a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Feevale, Gladis Baptista.

Informações de pmnh

FOTO: reprodução / Bruna Provenzano

Compartilhar

Inscrições para o Enem seguem até esta sexta

Avançar »

Nesta semana, começam as inscrições para o ProUni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical