• Visualizações 713

Universitários não usam o cartão de crédito da maneira adequada, relata pesquisa

Falta de conhecimento financeiro seria tido como um dos principais problemas para endividamento dos estudantes, diz pesquisador.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A forma como os universitários usam o cartão de crédito vem preocupando muitas pessoas, pelo menos nos Estados Unidos.  De acordo com uma pesquisa feita no país norte-americano, vários estudantes se encontram endividados devido ao uso do cartão por parte dos mesmos. No Brasil, a facilidade para lidar com este sistema fez com que a mesma situação se tornasse comum.

De acordo com um artigo escrito pelos professores Wesley Mendes da Silva, Wilson Toshiro Nakamura e Daniel Carrasqueira de Moraes, da FGV-EAESP, os universitários usam cada vez mais o seu crédito pessoal de forma indevida.

Para da pesquisa, foi feito um estudo que abordou de forma aleatória, 769 alunos que estudam em diferentes instituições, com o intuito de saber se eles têm algum comportamento financeiro considerado de risco. Entre os indicadores, estavam questões como: ter quantia de saldo semelhante ou superior a R$ 1.000,00; ter pago a fatura com atraso de dois meses dos últimos dois anos. Dentre todos os entrevistados, 552 têm cartão de crédito e 35% e possuem pelo menos um dos comportamentos de risco.

Para o pesquisador Mendes da Silva, a falta de conhecimento financeira é um dos principais problemas para estes altos índices. De acordo com o professor, 70% dos estudantes não sabem como funcionam as taxas de juros do cartão.

Informações de Salário Mínimo

FOTO: ilustrativa / pymempresario.com

Compartilhar

Atelier Livre recebe inscrições e oferece novos polos

Avançar »

A partir do próximo mês, ProUni receberá inscrições para bolsas remanescentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*