• Visualizações 552

UFRGS não utilizará Sisu como forma de seleção em 2014

Dois principais motivos para a rejeição do Sisu no próximo ano foram legais e técnicas. Questão legal diz respeito às inscrições para o Enem, que já estão encerradas. Conforme conselho, isto poderia prejudicar a isonomia do concurso.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Depois de duas horas de reunião, o Conselho Universitário – Consun optou pela não utilização do Sisu, como processo de seleção unificada em 2014 na Universidade Federal o Rio Grande do Sul – UFRGS.

A possível adoção do sistema, desenvolvido pelo Ministério da Educação e baseado nas provas do Enem, começou a ser tratada na UFRGS a partir de uma proposta da Pró-Reitoria de Graduação – Prograd.

A previsão era reservar 30% das vagas de graduação ao Sisu, seguindo o exemplo da maior parte das universidades federais. As demais vagas continuariam a ser preenchidas pelo vestibular tradicional.

Os dois principais motivos para a rejeição do Sisu no próximo ano foram legais e técnicas. A questão legal diz respeito às inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que já estão encerradas. Conforme o conselho, isto poderia prejudicar a isonomia do concurso.

A razão técnica é que seria necessário um estudo para determinar o peso das provas do Enem na seleção da Ufrgs. Estes temas devem ser debatidos pela comissão até o envio da nova proposta.

Ainda na reunião, o Conselho Universitário anunciou a abertura de 37 novas vagas para os cursos de engenharia da universidade: 20 para engenharia química, 5 para engenharia ambiental e 12 para engenharia de produção. Desta forma, o total de vagas disponíveis no vestibular de 2014 será de 5461, contra as 5424 de 2013.

Informações de Rádio Gaúcha

FOTO: reprodução / rbs

Compartilhar

OAB: Locais das provas da primeira fase são definidos

Avançar »

Escolas rurais receberão R$ 32 mil para investir no abastecimento de água e esgoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*