• Visualizações 645

Quase 35% das escolas públicas brasileiras têm tráfico de drogas

Distrito Federal é o estado que apresenta maior índice, com 53,2%. Um dos motivos dos altos percentuais é a grande evasão escolar, afirma o movimento Todos Pela Educação.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Cerca de um terço (35%) das escolas públicas do Brasil possuem tráfico de drogas nas proximidades. É o que indica uma pesquisa realizada pela QEDU: Aprendizado em Foco, que é formada através de uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização que sem fins lucrativos e tem como foco a educação. Entre os Estados, o Distrito Federal possui maior incidência, 53,2%. Já o que apresenta o menor registro é o Piauí, com 15,3% das escolas.

O estudo usou como base respostas dos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011. O teste foi aplicado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e divulgado em agosto de 2012. Apergunta referente ao tráfico nas proximidades das escolas foi respondida por 54,5 mil diretores das escolas públicas. No total, 18,9 mil admitiram a existência da atividade. Segundo especialistas, a situação é associada com a violência e à precariedade que cercam muitos centros de ensino do país.

O profissional responsável pelo estudo, o Coordenador de Projetos da FunçãoLemann, Ernesto Martins, afirma que não é possível isolar a escola no contesto em que faz está envolvida  “Ela faz parte de um todo maior, se há violência fora, poderá chegar também aos centros de ensino. Basta observar que o Distrito Federal [53,2%] e São Paulo [47,1%], [regiões] com altos índices de violência, são [as áreas] com o maior percentual.”

Outra questão que contribui para isso é a evasão escolar. De acordo com a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, esta circunstância deve ser uma das maiores preocupações do governo. “Muitos jovens acabam deixando os estudos pela proximidade com as drogas. Isso gera um problema ainda maior que não pode ser ignorado”, diz.

Informações de Agência Brasil

FOTO: reprodução / io9.com

Compartilhar

Brasil Alfabetizado abre inscrições para educadores

Avançar »

Enem: Candidatos já podem ver correção da redação de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*