• Visualizações 655

UFRGS pode ampliar as cotas para alunos das escolas públicas

Conselho Universitário deve votar para o aumento de 30% para 40%. Metade das reservas seria para alunos autodeclarados negros de colégios municipais, estaduais e federais.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS pode ampliar as cotas para candidatos de escolas públicas. O Conselho Universitário deve votar nesta sexta-feira, dia 20, a proposta de aumento da reserva de vagas de 30% para 40%.

Metade das reservas seria destinada para alunos autodeclarados negros de colégios municipais, estaduais e federais. O projeto guiará as políticas de ações afirmativas na instituição pelos próximos 10 anos.

O grupo das reserva de vagas também sugere a exigência de que o candidato não tenha outro curso superior. Além disso, ainda propõe a criação de uma coordenadoria de cotas, que teria espaço físico, acompanhamento pedagógico dos alunos ingressos pelo sistema e uma maior autonomia, no sentido de poder criar campanhas de conscientização, por exemplo.

Existe um grupo que monitora e avalia a política de cotas, mas sem independência para tomar decisões. Segundo a proposta, a forma de ingresso na UFRGS continuaria sendo o vestibular e o estudante precisaria acertar pelo menos 50% da prova. Para os indígenas, a medida prevê a manutenção da reserva das 10 vagas em cursos previamente escolhidos com as comunidades indígenas.

As propostas são resultado de um estudo da comissão que acompanha o assunto. O Conselho Universitário é formado por professores, alunos, técnicos e outros integrantes da comunidade.

Informações de Zero Hora

FOTO: ilustrativa / inf

Compartilhar

Aprovados na segunda chamada do SiSU devem realizar matrícula até esta quarta-feira

Avançar »

Conselho adia votação sobre mudanças nas cotas na UFRGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*