• Visualizações 726

Inscrições do Prouni já estão abertas e devem ser feitas pela internet

Podem participar todos os estudantes que tenham feito a edição de 2011 do Enem e se encaixem nos critérios sócio-econômicos estipulados pelo MEC. 

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

As inscrições para o processo seletivo do segundo semestre do Programa Universidade para Todos – Prouni já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficial do programa.

Podem participar todos os estudantes que tenham feito a edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e se encaixem nos critérios sócio-econômicos estipulados pelo MEC. De acordo com o Ministério da Educação, serão oferecidas nesta edição do programa 90.311 bolsas, sendo que 52.487 delas são integrais e 37.824 de 50% da mensalidade, em 1.316 instituições privadas de ensino superior.

As inscrições vão até a segunda-feira, dia 02. A primeira chamada será realizada na quinta-feira, dia 05, e os candidatos aprovados devem comprovar a documentação junto às instituições de ensino superior para efetivar a matrícula entre os dias 05 e 13 de julho.

A segunda chamada será divulgada no dia 20, com comprovação das informações entre os dias 20 e 26. Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas podem optar por participar da lista de espera entre os dias 02 e 04 de agosto. A convocação de candidatos na lista de espera terá início no dia 07 de agosto.

Para participar do Prouni, os candidatos deverão fazer a inscrição, que é gratuita, no site do Prouni, inserindo o número de inscrição do Enem 2011 e o CPF. Cada candidato poderá escolher até duas opções de cursos. É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição. Porém, é preciso observar as exigências específicas de cada curso (alguns têm requisitos a mais, como licença piloto privado, no caso do curso de ciências aeronáuticas).

Requisitos do programa

De acordo com a portaria normativa publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira, 28, podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933, a partir de 1º de janeiro de 2012).

As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866, em janeiro) por pessoa. Além de ter feito o Enem 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos nota mínima na redação, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Informações de G1

FOTO: ilustrativa / jogandeiroonline

Compartilhar

Ministro Aloizio Mercadante recebe representantes da UNE

Avançar »

Inscrições para bolsas do Prouni encerram nesta segunda-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*