• Visualizações 641

Ministério Público pede anulação do Sisu do segundo semestre de 2012

Para o procurador Oscar Costa Filho, a realização de um novo processo seletivo prejudica candidatos que já estavam inscritos no sistema do primeiro semestre.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

O Ministério Público Federal – MPF no Ceará entrou com ação civil pública pedindo a anulação do Sistema de Seleção Unificada – Sisu do segundo semestre deste ano.

O Sisu seleciona estudantes para vagas em universidades públicas usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. A lista dos candidatos aprovados em primeira chamada no Sisu está disponível no site do sistema.

As matrículas dos convocados estarão abertas na sexta-feira, dia 29, e vão até 09 de julho. Elas devem ser feitas na instituição de educação superior em que o candidato foi aprovado. A segunda chamada será divulgada em 13 de julho, com matrículas nos dias 17 e 18.

Para o procurador da República Oscar Costa Filho (foto), a realização de um novo processo seletivo prejudica candidatos que já estavam inscritos no sistema no primeiro semestre deste ano. Além disso, a possibilidade de alunos matriculados concorrerem novamente poderia favorecer “um esquema de comercialização de vagas em universidades”.

Isso porque alunos estariam abandonando cursos, deixando vagas ociosas, com o objetivo de beneficiar terceiros que não fizeram o Enem ou ficaram mal classificados no Sisu.

O MPF quer apurar a ocupação de 17 vagas no curso de medicina na Universidade Federal no Ceará – UFC por estudantes transferidos de outras instituições ou beneficiados por decisões judiciais. Casos semelhantes também foram denunciados na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio.

Em nota divulgada pelo MPF, o procurador Oscar Costa Filho afirma que “se há novas vagas, elas deveriam ser preenchidas por candidatos que estavam inscritos no primeiro Sisu e obedecendo a ordem de classificação”. Segundo ele, a participação de estudantes contemplados anteriormente com vagas fere a isonomia entre os candidatos.

Informações de Época

FOTO: reprodução / Uol

Compartilhar

Acordo com a China abre cinco mil vagas para estudantes brasileiros

Avançar »

Ministro Aloizio Mercadante recebe representantes da UNE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*