• Visualizações 666

Acordo com a China abre cinco mil vagas para estudantes brasileiros

Cerimônia teve a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Jorge Guimarães. 

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Brasil e China assinaram na última quinta-feira, dia 21, no Rio de Janeiro, um acordo para intercâmbio de estudantes no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras.

A cerimônia teve a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Jorge Guimarães. O documento, que envolve a Capes e o China Scholarship Counsil, beneficiará até cinco mil estudantes brasileiros entre 2012 e 2015.

O governo chinês isentará mensalidade e taxa de matrícula de 600 vagas. Essas ações compõem parceria estratégica mais ampla, articulada pela presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, em encontro bilateral entre os dois chefes de Estado.

Pelo acordo, serão oferecidas bolsas de estudos nas áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras, como engenharias, ciências da natureza e energia renováveis, para cursos de graduação, graduação-sanduíche e pós-graduação. As vagas estarão disponíveis em instituições que ofereçam aulas em inglês.

Os dois países também firmaram parceria para a criação de um centro de cultura brasileira na China e um centro de cultura chinesa no Brasil, o primeiro na América Latina. “Com isso, pretendemos estimular a difusão tanto da cultura dos dois países, quanto da língua”, ressaltou Mercadante.

Além disso, outro acordo garante o desenvolvimento da pesquisa nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia, telecomunicações, oceanografia e proteção ambiental. Também está previsto, no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, acordo no setor aeroespacial para lançamento de dois satélites até o ano que vem.

Informações de Estadão

FOTO: ilustrativa / uff

Compartilhar

Sisu bate recorde de inscrições em apenas três dias

Avançar »

Ministério Público pede anulação do Sisu do segundo semestre de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*