• Visualizações 824

Em ranking das 100 melhores universidades da América Latina, UFRGS aparece em 14° lugar

USP ocupa a primeira colocação na lista. Outras três instituições do RS, PUCRS, UFSM e UFPel, também aparecem no levantamento.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS é a melhor colocada entre as instituições de ensino superior gaúchas no QS World University Rankings, que lista as 100 melhores da América Latina. Está em 14º lugar. A Universidade de São Paulo – USP lidera a lista.

A federal gaúcha somou 78,5 pontos em um universo de 100. Outras três universidades do Estado aparecem na lista: a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS figura na 40ª colocação, com 61,7 pontos. Perdeu, no entanto, 12 postos com relação ao ano passado, quando ficou em 28º (61,1 pontos).

Também se destacaram a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e a Universidade Federal de Pelotas – UFPel. A UFSM subiu oito posições referentes a 2011. Estava na 81ª colocação (37 pontos) e agora aparece na 73ª (47,7 pontos). Por outro lado, a UFPel caiu do 69º posto no ano passado (42,1 pontos) para o 86º (44,3 pontos).

CRITÉRIOS – O índice é composto por seis indicadores avaliados pela QS, cada um com peso diferente. Do total, 40% diz respeito à reputação acadêmica para referência global, 20% a citações de professores orientadores, 20% à relação estudante-faculdade, 10% à reputação de empregador global, 5% pela proporção de estudantes internacionais e 5% para a proporção de corpo docente internacional.

Informações de Zero Hora

FOTO: ilustrativa / clicrbs

Compartilhar

MEC abre inscrições para o Sisu do segundo semestre de 2012

Avançar »

Comissão da Câmara aprova parecer do Plano Nacional de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*