Acampamento em Brasília continua após definição de que PNE destinará 8% do PIB à Educação

Estudantes comemoram destinação de 50% do Fundo Social do pré-sal para o setor, mas têm “muitos desafios a vencer”.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Depois de definido em 8% o percentual do Produto Interno Bruto – PIB brasileiro destinado à Educação, cerca de 220 estudantes ocupam o gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional.

Leia Mais

Texto do PNE apresentado na Câmara reduz ampliação dos recursos

Há representantes de 23 estados. Eles reivindicam que o Plano Nacional de Educação – PNE assegure investimentos de 10% do PIB brasileiro para o setor. Para a nova presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – Ubes, Manuela Braga, essa meta não é suficiente para resolução dos problemas e melhoria da educação do país.

Durante sua posse, em uma tenda montada no gramado da Esplanada, Manuela destacou que o movimento em favor da educação já registrava conquistas. “Nosso acampamento teve início vitorioso. Logo no primeiro dia, foi aprovada, na comissão de Educação do Senado, a destinação de 50% do Fundo Social do pré-sal para o setor. Isso foi uma grande vitória, porém ainda temos muitos desafios a vencer.” A comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, na última terça-feira, 06, por unanimidade, o projeto de lei que destina às áreas de educação e de ciência e tecnologia metade dos recursos do Fundo Social.

Na terça-feira, 07, os estudantes realizaram uma blitz na Câmara e no Senado. Eles visitaram os gabinetes dos parlamentares para cobrar apoio às suas reivindicações. Além da destinação de 10% do PIB para a educação, eles querem a aprovação do Estatuto da Juventude e defendem a inclusão da meia-entrada para estudantes na Copa do Mundo de 2014.

Os acampados também realizaram pedágios nas avenidas que cortam a Esplanada, com objetivo de arrecadar dinheiro para compra de alimentos, produtos de limpeza e materiais de confecção de cartazes.

Informações de Agência Brasil

FOTO: Lucas Cyrino / G1

Compartilhar

Movimento “Ocupe Brasília” acampa no Congresso Nacional

Avançar »

Unesco lançará orientações para governos sobre luta contra homofobia nas escolas em 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*