Questões de prova do Enem vazam e Polícia Federal investiga caso

 VEJA FOTOS! Alunos de escola em Fortaleza tiveram acesso a algumas questões do exame em caderno de estudos, antes de realizar a prova.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Nesta quarta-feira, dia 26, o Ministério da Educação – MEC, admitiu que estudantes do Colégio Christus, em Fortaleza, tiverem acesso nove questões do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, antes de realizar a prova. Agora, o MEC aciona a Polícia Federal – PF, pedindo uma investigação do caso.

O vazamento foi descoberto após um aluno do colégio Christus publicar, em uma rede social, fotos das apostilas com questões semelhantes as do Enem. O material, porém, não possui qualquer identificação do estabelecimento de ensino e PF tentará descobrir o responsável pela divulgação do conteúdo do exame. Caso a responsabilidade seja da instituição, ela será processada.

Soluções possíveis

A preocupação agora é outra: se o exame feito valerá para os alunos desta escola ou se eles terão que refazer a prova. Segundo Oscar Costa Filho, procurador da República no Ceará, está sendo estudada a possibilidade de cancelar a prova e ser refeita no final do mês, juntamente com os carcerários.

Por enquanto, o procurador solicita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, a anulação de 14 questões do exame, número aproximado de questões semelhantes vistas pelos alunos do Colégio Christus. “No momento, a preocupação não é descobrir como as questões foram parar no simulado da escola, mas, sim, evitar que o exame seja desigual a todos os seus participantes”, afirmou Oscar Costa.

O procurador é conhecido pelas batalhas judiciais envolvendo o Enem, já que em 2010 ele conseguiu a suspensão temporária do exame. Neste ano, assim que o edital do exame foi publicado, o procurador ajuizou uma ação civil pública, que solicitava o acesso dos candidatos à correção da sua redação, podendo contestar as notas atribuídas pelo Inep.

Informações de Veja e Agência Brasil

FOTOS: reprodução / Veja

Compartilhar

Gabaritos do Enem são divulgados na internet

Avançar »

Professores fazem marcha pedindo mais investimentos em educação

sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*