Novo Hamburgo: Contraturno de 170 estudantes é preenchido com dança e arte circense

Educador da Casa de Cultura e Cidadania destaca expectativa de que jovens melhorem nas atividades físicas e na forma de ser cidadão.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A partir desta terça-feira, dia 09, 170 estudantes de seis a 17 anos aprendem dança e arte circense de forma gratuita na Casa de Cultura e Cidadania de Novo Hamburgo.

“As turmas são dividas por idade. Dividimos os alunos em três faixas, que tem aula duas vezes por semana”, explica a diretora da Casa, Lia Andrade. Os educadores ensinam técnicas que vão transformando as atitudes e a vida de cada participante.

“Hoje estamos ensinando uma iniciação à dança. A cada aula eles vão se conhecendo corporalmente e aprendendo a conviver em grupo. Assim a gente espera que eles melhorem não só as atividades físicas como também a maneira ser cidadão”, ressalta Luiz Cancian, que ensina técnicas de dança para os jovens.

Os estudantes Samantha Saldanha e Guilherme da Silva, ambos de 09 anos, revelam a animação com as aulas. “Eu quero muito aprender a dançar para realizar meu sonho de me apresentar no palco e ser aplaudida”, contou a jovem. Já Guilherme se interessa pelos malabarismos. “Tô louco para aprender a fazer malabares e acrobacias.”

Durante o primeiro dia de atividades, as turmas de cerca de 50 alunos receberam seus uniformes e conheceram o espaço onde vão estudar. Isso foi feito com uma caça ao tesouro: através de um mapa, eles tiveram que seguir pistas e desvendar missões em todos as salas do local, até encontrar os uniformes. “A gente procura envolver ações lúdicas em todo o processo, para dar uma noção de organização e trabalho em grupo para eles”, destacou Lia.

FUTURO – A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, vê nas ações um meio de melhorar o desenvolvimento social do município. “Muitas dessas crianças vivem em vulnerabilidade social e não teriam acesso a essas atividades se não fosse este projeto. Com isso, elas podem enxergar um novo futuro pela frente”, completa.

Total de vagas ainda

não foi preenchido

A Casa de Cultura e Cidadania (rua Bruno Werner Storck esquina com Elvira da Conceição, Canudos) ainda está com as matrículas abertas para jovens entre 13 e 17 anos para ter aulas de dança e artes circenses gratuitas durante o contraturno escolar.

Para se inscrever, os candidatos deverão ir até o local das 08 às 17 horas, acompanhados de um responsável. Os jovens deverão levar RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e declaração escolar. Já os responsáveis precisarão apresentar RG e CPF. As inscrições ocorrem até as 240 vagas serem preenchidas.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Renata Arteiro

Compartilhar

Novo Hamburgo: Mais 311 estudantes recebem laptops

Avançar »

Novo Hamburgo: Curso de Moda da Feevale expõe trabalho de alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*