Acadêmica de Moda da Feevale é premiada em concurso internacional

Coleção de braceletes é feita com pedaços de couro de sobras de indústrias coureiro-calçadistas da região do Vale do Sinos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Natalia Bertolo, acadêmica do curso de Moda da Universidade Feevale, é uma das ganhadoras do III Concurso de Design Talentos Design 2011. Ela venceu na categoria Moda e Têxtil, com a coleção Modamorfose.

Desenvolvidas a partir de conceitos de ecodesign, as peças são braceletes feitos de pedaços de couro resultantes de sobras de indústrias coureiro-calçadistas da região do Vale do Sinos.

O concurso, promovido pela Fundação Banco Santander em colaboração com o Universia, teve alcance internacional. Foi aberto para acadêmicos de quaisquer nacionalidades, desde que matriculados em instituições de ensino superior. Um júri composto por especialistas em arte, design e sustentabilidade avaliou os trabalhos.

O concurso tem como objetivo gerar idéias relacionadas ao Design Sustentável. Natalia já desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC sobre o assunto.

“Essas empresas geram um desperdício enorme de material, potencializada pela fiscalização ambiental ainda fraca existente no país e no estado”, relata Natalia, em seu projeto. Com a parceria de uma empresa da região, a aluna consegue matéria-prima de qualidade em abundância, sendo também exclusiva, local, e com valor baixo, para esse e outros projetos em que trabalha.

Concurso é oportunidade

para definir estilo, diz acadêmica

“Essa coleção consiste em pulseiras que possuem um design único, exatamente pela extensa oferta de materiais disponíveis, mas a pouca quantidade de cada um deles” explica. “A coleção segue requisitos do movimento slow fashion: recursos locais, reciclagem de material, design simples e coerente, uso de poucos tipos de matéria-prima, e é feita à mão com qualidade, valorizando a mão de obra local”, afirma.

Para Natalia (foto ao lado), a premiação foi uma grande surpresa, por ser a primeira vez em que participou de um concurso internacional. “Participar de concursos é uma ótima maneira de colocar as idéias em prática, e conseqüentemente de definir o estilo que se quer seguir como designer”, avalia.

O evento de premiação acontecerá em novembro, em Madri, Espanha, onde os projetos finalistas e vencedores ficarão expostos em um museu. Mais informações sobre o III Concurso de Design Talentos Design 2011 podem ser obtidas no site Talentos Design.

Informações de Imprensa Feevale

FOTO: divulgação / Feevale

Compartilhar

MEC amplia quantidade de bolsas de estudos para estágio no exterior

Avançar »

Parecer de subprocurador classifica exame da OAB como inconstitucional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*