Novo Hamburgo: Prefeitura lança Operação Volta às Aulas

Escolas estão sendo preparadas para retorno dos estudantes, com reformas nas estruturas físicas e participação da Guarda Municipal.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

As aulas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo começam na próxima segunda-feira, dia 21, e, por isso, a prefeitura está trabalhando na Operação Volta às Aulas.

A iniciativa foi lançada na terça-feira, dia 15, na Escola Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, no bairro Canudos. Trata-se de uma força-tarefa em que agentes da prefeitura serão responsáveis por preparar as escolas, com intervenções que envolvem diversos serviços.

Durante o evento, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Grin, do bairro Santo Afonso,  fizeram apresentações de dança de rua. Depois, o presidente da Associação de Pais e Mestres da Chapeuzinho Vermelho, João Gomes Pereira Neto, de 52 anos, cantou o hino da escola ao lado do filho, João Vitor Gomes Pereira, de 6 anos, que estudou até o ano passado na instituição.

Serão contempladas 76 escolas municipais e áreas no entorno das demais instituições de ensino das redes particular e estadual, para que os 26,5 mil alunos da rede municipal, além de pais, professores e demais servidores, sintam-se à vontade no início de mais um ano letivo.

“É um grande mutirão. Todas as escolas precisam ser preparadas para receber nossas crianças e adolescentes”, destacou o prefeito Tarcísio Zimmermann, oficializando o início dos trabalhos.

A medida reúne o Gabinete do Prefeito e as secretarias de Educação e Desporto – Smed, de Segurança e Mobilidade Urbana – Sesmur, de Meio Ambiente – Semam e de Obras Públicas e Serviços Urbanos – Semopsu, além da Guarda Municipal. As aulas começam dia 21 de fevereiro na rede do município.

Melhorias para um

bom ano letivo

Na estrutura física das escolas, trabalhos conduzidos pela Semopsu envolvem uma série de serviços. Entre eles, estão consertos de calhas, manutenção de forros e substituição de telhas, pinturas, instalações de novos equipamentos, consertos de pisos, encanamentos, grades e muros, troca de lâmpadas e reparos na rede elétrica, substituição de vidraças e complementação de divisórias. A Semam participa nos cuidados dos arredores dos prédios, principalmente na limpeza das calçadas e demais áreas externas.

Além dos trabalhos na estrutura física das instituições de ensino, a força-tarefa criada pela prefeitura contempla ações ligadas ao trânsito. A Sesmur reforçará a sinalização dos quebra-molas e das faixas de pedestres próximas às escolas. Além disso, serão pintados no asfalto inscrições como “Atenção”, “Devagar” e “Escola”, alertando os motoristas para diminuírem a velocidade nestes locais.

A Guarda Municipal também participa. Agentes de trânsito auxiliam a travessia dos estudantes na hora da chegada e saída das aulas. Nas primeiras semanas o grupo de teatro Canal Livre realizará 16 intervenções educativas. Haverá também um pelotão com cinco motocicletas para organizar o trânsito próximo das escolas nos horários de maior movimento.

Qualificação do ensino

A administração iniciou os trabalhos no dia dois de fevereiro, objetivando a Operação Volta às Aulas com o retorno das diretoras das escolas. O processo teve continuidade nos dias seguintes (três e quatro), com o 1º Curso de Formação “Todos pela Educação”. O objetivo da atividade foi integrar os 307 novos professores concursados à rede municipal de educação.

O último evento programado para antes do início das aulas ocorre na quinta-feira, 17. Pela manhã, os professores das Escolas de Ensino Fundamental, retornam às suas instituições. À tarde, das 13 às 17 horas, acontece na Fenac a Aula Inaugural para todos os professores da rede.

O palestrante da tarde será o Secretário da Educação do Estado, José Clóvis de Azevedo, que abordará o tema “Qualidade Social da Educação: Um Compromisso com a Aprendizagem”. Além dos 1,5 mil professores da rede municipal, a Smed estendeu o convite para diretores das escolas das redes estadual e particular.

Informações de Imprensa da PMNH

FOTO: divulgação / Ronan Dannenberg

Compartilhar

Campo Bom: Inclusão é o tema que irá direcionar a educação municipal em 2011

Avançar »

ProUni encerra segunda chamada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*