• Visualizações 3511

Enem 2010: Prova opcional para todos que se sentiram prejudicados é a proposta da UNE

A entidade já recebeu cerca de 850 reclamações de estudantes sobre o Enem e pediu audiência para apresentar sua proposta ao ministro da Educação

Da redaçãoredacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Realizar nova aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de foram opcional apenas aos que se sentiram lesados e foram prejudicados pela falha nas provas é a proposta da União Nacional dos Estudantes – UNE. Assim, o resultado das provas aplicadas no último final de semana não seria anulado e quem não deseja repetir as provas garantiria sua nota. 

Leia Mais:

Enem 2010: Estudantes organizam manifestação em Porto Alegre

O Ministério da Educação – MEC defende realizar novo exame apenas ao grupo específico de estudantes que foram afetados por receberam caderno de questões incompleto. Porém, a Justiça Federal no Ceará suspendeu o Enem e quer que todo o exame seja refeito.

CENTRAL DE RECLAÇÕES – Para atender as reclamações de alunos em relação ao Enem, a UNE criou uma central e já contabiliza cerca de 850 contatos, via e-mail e ligações telefônicas.

Além de um lote com 21 mil cadernos de prova amarelos ter apresentado defeito de montagem e não conter as 90 questões, outro problema ocorreu na folha de respostas, que estava com o cabeçalho das duas áreas trocado. Apesar das questões de 1 a 90 seguirem uma ordem numérica, o erro pode ter induzido candidatos a marcar o gabarito de forma incorreta.

As reclamações que a UNE está recebendo citam os dois principais problemas, além da falta de preparo dos fiscais para orientar melhor os candidatos e o uso de equipamentos proibidos como celular e relógio. Ainda, os estudantes reclamam de ter havido tumulto em função do erro da prova.

Em função dos problemas que está recebendo, a entidade é contra a anulação do exame para que a maioria possa ter acesso a sua nota (gabarito), mas é cobra que uma segunda prova seja realizada para todos os alunos que se sentiram lesados.

PROVA OPCIONAL – O presidente da UNE, Augusto Chagas, defende que mais de 3 milhões de pessoas fizeram a prova sem problemas e têm direito a uma nota. A entidade entende que todos que se sentiram prejudicados devem ter o direito de refazer a prova, independente de ter recebido o caderno com problema. 

Com os argumentos citados, Chagas aponta que a saída mais equilibrada é fazer um segundo Enem opcional e quem quiser participar abre mão da sua nota inicial. O presidente da União Nacional dos Estudantes afirmou que já pediu audiência com o ministro da Educação, para apresentar a proposta.

Os candidatos podem entrar em contato com a UNE pelo endereço eletrônico enem2010@une.org.br ou pelo telefone (0xx11) 2771-0792, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Com informações de O Globo

Compartilhar

Enem 2010: Estudantes organizam manifestação em Porto Alegre

Avançar »

Jovem que teria agredido orientadora em Porto Alegre conversa com a polícia

30 comentários

  1. william
    11 de novembro de 2010

    Na minha opinião o enem tem que realizar uma nova prova, pra não ter desigualdade entre os participantes.

    Responder
  2. Carlos
    11 de novembro de 2010

    Os estudantes sendo prejudicados e a UNE dizendo AMÉM pra proposta do Governo Federal. Que absurdo! São um bando de vendidos!

    Responder
  3. DAIANE DOS SANTOS CERQUEIRA
    11 de novembro de 2010

    TODOS DEVERÃO REFAZER O ENEM ,NÃO SÓ AQUELES QUE FORAM PREJUDICADO, MÁS TODOS DIRETA OU INDIRETAMENTE PREJUDICADOS!

    Responder
  4. maria luiza alves dias
    11 de novembro de 2010

    eu trabalhei de fiscal de sala e vi de perto o cançasso de todos,na minha opionião se for para anular tem que ser pra todos,porque alguem que não ficopu prejudicado no dia pode ficar prejudicado depois de uma outra prova.

    Responder
  5. mariana
    11 de novembro de 2010

    Pra quem nao foi bem é fácil falar pra fazer outra prova.

    Responder
  6. mariana
    11 de novembro de 2010

    Na minha sala uma menina estava mechendo no celular e a fiscal só mandou ela desligar! É mta falta de respeito…

    Responder
  7. Leticia Martins Vieira
    11 de novembro de 2010

    Olha.. eu também estava com a prova do enem amarela e portanto sai prejudicada por faltar folhas na minha prova e as questões estarem todas bagunçadas… eu queria que fizesse justiça pois se um vai ter a chance de refazer provas ….. porque todos naum podem ter o mesmo direito?

    Responder
  8. 11 de novembro de 2010

    Eu concordo com a UNE e parabenizo a posição. Olhando a questão com justiça, foram poucas pessoas “prejudicadas” em relação ao total que fez a prova. Injustiça mesmo seria fazer todo mundo perder um fim de semana inteiro novamente para refazer a prova. Ainda acredito que pessoas que foram despreparadas fazer essa prova estão se aproveitando da situação para causar polêmica.
    O método de avaliação será equivalente e todos ficarão em pé de igualdade, mesmo com uma prova diferente.
    Pelo gabarito não oficial que consultei não fui bem na primeira prova (que foi a amarela) e nem por isso vou tentar resolver minha incompetência atacando e falando babozeiras sem o mínimo de entendimento.
    Acho que os estudanted deveriam primeiro se amadurecer como cidadão, lembrar que tem antes dos direitos deveres e se colocar em seu lugar!
    #desabafei

    Responder
  9. João Felix Vieira
    11 de novembro de 2010

    Todos tem uma opião formada. Sempre tem alguém dando uma opinião ou formalizando proposta. Sabemos quanto é importante para os estudantes a clareza e a rapidez de uma solução para resolver a desordem ministerial. Isso seria previsivel e o presidente que nunca frequentou uma sala de aulas ou que nunca ficou sentado cinco horas sentado prestando qualquer tipo de concurso deveria ter tomado iniciativa logo quando a edição de 2009 foi aquele fiasco, gastando milhões em uma reedição do ENEM . Todos só falam dos prejuizos dos “jovens” e os mais velhos? Muitos “velhos”, como eu com 51 anos aproveita a oportunidade do ENEM para ingressar em uma universidade, é o nosso direito. Então, independente da resolução do problema, está na hora de quem fala sobre essa falta de respeito e essa vergonha nacional, se refiram aos “candidatos”. Soa bem melhor, somos todos brasileiros e merecemos respeito!

    Responder
  10. 11 de novembro de 2010

    Caso venha a ser realizada uma nova prova do Enem,o certo seria que fosse feita por todos,uma vez que,temos direitos iguais frente a sociedade e devemos demonstrar também que entre nós brasileiros a igualdade prevalece.

    Responder
  11. Rodrigo Augusto
    11 de novembro de 2010

    Na minha opinião o Exame só deveria ser reaplicado a quem se sentiu projudicado, ja que foram uma menoria. E quanto a quem tirou uma boa nota? Se tirar uma nota ruim no próximo exame?.. Acho que a Decisão que daria menos trabalho ao MEC e a todos os orgãos que compoem o ENEM seria essa.

    Responder
  12. Amanda
    11 de novembro de 2010

    eu acho que deveria aplicar uma nova prova para todos os estudantes do brasil e q contratasse fiscais de qualidade porque na minha sala levaram calculadora,relogio e ainda teve celular que tocaram durante a prova e nada de consequencias foram tomadas…

    Responder
  13. karol
    11 de novembro de 2010

    na minha opinião a prova do enem precisa ser dado oportunidade a todos, se o pessoal que pegaram a prova amarela forem refazer, todos terão que refazer, pois isso é uma injustiça…

    Responder
  14. 12 de novembro de 2010

    O Enem tem que ser cancelado para todos.Quem me garante que as provas das outras cores não continham erros? Eles revisaram todas as provas? É um absurdo a UNE apoiar que só os prejudicados façam a prova, de forma direta ou indireta eu também fui prejudicada. A verdade é que o ENEM aplicado dia 6 e 7 de novembro perdeu a credibilidade.

    Responder
  15. Alexandra Ferreira
    12 de novembro de 2010

    Olá,acredito que o enem deve ser refeito.
    Pois fiz o enem e não consegui me concentrar pelo barulho devido o caderno está errado, acredito que muitos alunos tiveram esse mesmo problema.
    Outra coisa não era permitido usar lápis, mas na minha sala vi um rapaz usando lápis e os monitores não fizeram nada.
    Os monitores não olham um por um, para certificar se está usando o que não é permitido.

    Responder
  16. Peterson A. Bouvié
    12 de novembro de 2010

    EU ESTOU DE ACORDO COM A UNE…
    A PROPOSTA É MUITO BOA E ACHO QUE É O MELHOR MODO DE RESOLVER O PROBLEMA!

    Responder
  17. patricia
    12 de novembro de 2010

    Ao meu ver o enem deveria ser feitos nao para quem foi prejudicado nas provas do dia(7),pois haveria desigualdade para quem fez a prova e não tinha erros.
    A prova deve ser refeitas para todos os estudantes. pois temos direito de fazwr valer o nosso papel de cidadãos brasileiros.

    Responder
  18. ALine Ramos da Costa
    12 de novembro de 2010

    Na minha opiniao deve ser divulgada uma outra data para TODOS fazer o exame novamente… se anular pra um… vai dar problemas novamente… entao, o melhor é cancelar e aplicar a prova d novo… ja q

    Responder
  19. Luana Goldani
    12 de novembro de 2010

    Mais do que justo!!
    Uma extremamente falta de consideração com nós estudantes, que passamos no mínimo 9 horas sentados dentro de uma sala, muitas vezes com fiscais conversando e desviando nossa atenção, que é imprescindível para fazer o ENEM, pois são 90 questões com textos imensos (cada dia) para responder. Para chegar ao final essa vergonha! Cada um que se achasse prejudicado deveria ter o direito de fazer, mas e quem se esforço e fez tudo direito? Tem que fazer outra vez? Simplesmente anular, é ridículo!

    Responder
  20. 12 de novembro de 2010

    Pessoal o ENEM tem mesmo que ser refeito. Veja bem, acho que nenhuma pessoa tocou nesse assunto que vou explicitar,mas houve locais de prova( Ifet petrolina-PE, FFPP,FACAPE, entre outros ,por exemplo)que não percebeu-se detectores de metais ou outro equipamento que assegurasse não haver fraude.

    Responder
  21. Eziquiel
    12 de novembro de 2010

    nossa meus amigos eu não iria dizer mas vou…colocaram uma senhora na minha sala como fiscal e ela cometeu um erro…ele na hora de colocar o ponteiro do relógio da lousa em 16:45 ela ajustou em 16:15 ai depois ela chamou a atenção dos alunos e pediu desculpas e corrigiu colocando 17:05 ai meus amigos não dava tempo mais para nada e só restaram em 8 alunos na sala porque os outros no desespero passou tudo para o gabarito ..eu mesmo matei mais de 20 questões por causa daquela adoravél senhora..ela é uma gaça ;;voces não acham…

    Responder
  22. camila
    12 de novembro de 2010

    como ficara a correção do gabarito do enem 2010?a comissão considerara a ordem numérica ou natureza das provas?.
    estou muito confusa, pois marquei de acordo com a ordem numérica.

    Responder
  23. Alves
    12 de novembro de 2010

    Todos nós fomos prejudicados, pois teve pessoas que com minuto de inicio de prova não teve a oportunidade de faze-las pq motivo de atraso teve cidades que o transito foi um caos eu por exemplo cheguei com 5 minutos de atraso e o porteiro não deixou mais ninguem entrar e não foi só eu não varias pessoas com o sonho de conseguir pontos para cursar uma faculdade publica por não ter condições financeira para pagar, dependo de onibus, sai de casa as 07:45hs para poder pegar um onibus para fazer a prova as 11:00hs, mas não consegui ai vem me dizer em prejuizo aos cofres publicos, fala serio a desculpa é que vão ter um prejuizo de 180 milhoes aos cofres publicos, a da um tempo né, gastão dinheiro atoa com shows milionarios trazendo cantores de fora que logico ele não vão cobrar uma merrequinha pra atravessar o oceano pra cantar aqui dentro brasil, fora que todo ano dizem que vão melhorar aqui, ali e ate agora nada, a saúde, segurança, emprego é uma calamidade todos nós pagamentos enormes impostos, nas cadeias publicas o estado que tem uma recebe por cada preso que tem e agora vem me dizer que vão ter prejuizo..por favor, pra onde vai todo esse dinheiro? pq não investe na educação tudo esse dinheiro que gastão ai com coisas futeis sendo que nós seremos o futuro.

    Responder
  24. Moisés Bernardino
    12 de novembro de 2010

    Boa tarde, na minha opinião refazer a prova só com quem foi prejudicado seria injusto, pois aqueles alunos que foram mal no ENEM vão querer refazer a prova alegando que foram prejudicados. Na minha sala no primeiro dia foi impossivel de se concentrar demorei muito pra fazer a prova, pois perdi metade do tempo com as fiscais falando muito, e os alunos reclamando da prova amarela, nesse sentido todos desta sala foram prejudicados, pois depois não sobrou tempo suficiente para terminarmos a prova. Então acho que se for pra refazer o Enem que seja pra todos! (Pra não ficar vago)

    Responder
  25. Pâmela
    16 de novembro de 2010

    Com certeza tem que ter uma nova prova do ENEM para todos e não só para quem se sentiu prejudicado pois quem não se sentiu prejudicado por que teve vantagem!?
    O mais justo a ser faer seria uma nova prova para todos

    Responder
  26. walyson santos de souza
    18 de novembro de 2010

    Na minha sala pessoas estavam usando relógio…
    e quando estourou o tempo da prova teve um estudante q ñ acabou de passar as questões para o cartão-resposta, e a fiscal ficou esperando!!!!!!!!!
    um absurdo,falta de respeito para com os outros candidatos!!!!!
    com essa qualidade toda até a minha vozinha poderia ser fiscal,ela é cega!!!!!!!

    Responder
  27. igor
    18 de novembro de 2010

    entao, peguei o caderno amarelo no sabado,me senti prejudicado,alem d achar tbm q fui bem nas questoes,se eu fizer outra prova o enem vai considerar a maior? isso pode prejudicar ainda mais qm já está se sentindo lesado,ou seja eu faço a 1ª prova bem e na 2ª uma não tão boa assim,ql seria minha nota…a ruim!!!

    Responder
  28. Francisco Ivonildo Matos
    18 de novembro de 2010

    Gostaria de fazer as novas provas. Quero deixar bem claro que fiu prejudicado. Espero que os responsaveis pelo Enem tenha consenso e faça nosvas provas para quem se sentir prjudicado. Os que não se manifestarem é proque estão satisfeito com o rendimento das suas respostas.

    Responder
  29. Marisa Braz Mazzonetto
    19 de novembro de 2010

    Olá!
    gostaria de refazer minha prova,meu caderno era o amarelo e me sinto prejudicada em todos os sentidos.
    Gastei condução e não foi pouco, tempo,sábado dia de trabalho, lanche e também a taxa de inscrição para não dar em nada.
    Quero tentar entrar em uma faculdade e devido a irresponsabilidade de alguém, tudo se esvaiu, como água nas mãos.
    Se não me derem a oportunidade de fazer novamente as provas quero meu dinheiro de volta.
    Por favor aguardo resposta.

    Responder
  30. luiza cristina mendes
    22 de novembro de 2010

    eu acho correto que apliquem nova prova para quem foi prejudicado
    nas por ter ficado uma grande duvida em nossa mente sera que fiz ou naõ boa prova como esta confuso naõ podemos conferir certo meu caderno era azul e estava todo confuso por favor gostaria de fazer nova prova obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*