• Visualizações 3952

Enem 2010: Regras de segurança causaram erro na impressão, diz gráfica

A empresa se manifestou alegando que as medidas de segurança impediam que as provas fossem revisadas depois de impressas, não sendo possível detectar o erro no  lote com 21 mil cadernos amarelos.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Em nota enviada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep nesta segunda-feira, 08, a Gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), justifica os problemas ocorridos na impressão das provas.

A Gráfica explica que a manutenção do sigilo do conteúdo das provas impedia que elas fossem revisadas depois de impressas. Assim, não verificou-se que o lote com 21 mil cadernos de cor amarela apresentava erro na montagem, não contendo as 90 questões que foram aplicadas no sábado, 06. O Inep estuda reaplicar a avaliação para os estudantes que receberam o material com defeito.

A RR Donnelley afirmou que a impressão ocorreu como previsto em contrato, cumprindo as normas de segurança e sem vazamento de informações. A cada 20 mil cadernos era gerado um caderno de qualidade para controle da impressão. Para que o conteúdo não vazasse, e segundo a gráfica, esse foi o “critério especial” criado para verificar a quantidade de páginas e impressão legível.

A empresa ainda alega que o erro está dentro da normalidade técnica para esse processo industrial, destacando que os cadernos errados representam índice de apenas 0,003 sobre as quase 10 milhões de provas imprensas.  A RR Donnelley assegura que irá se responsabilizar pela adoção das medidas necessárias para a solução dos problemas gerados.

ALUNOS – Todos os locais de aplicação das provas possuíam reserva de 10% de cadernos de provas para serem trocados em caso de defeito no material. Assim, o Inep estima que um percentual pequeno tenha sido afetado com o erro, tendo conseguido trocá-lo na hora da prova. O órgão ainda não tem um levantamento oficial.

POSSIBILIDADE DE NOVA APLICAÇÃO – Em 2009, o Inep teve que reaplicar a prova para alunos de uma escola no Espírito Santo que ficou alagado no dia do Enem. Esses candidatos fizeram o exame junto com a aplicação feita para os presidiários, posteriormente. Neste ano, a prova dos presídios está marcada para 6 e 7 de dezembro e uma das possibilidades é que os candidatos da prova amarela sejam reavaliados nesta data.

Informações Jornal do Brasil

Compartilhar

Gabarito oficial do Enem 2010 sai nesta terça-feira

Avançar »

Para Lula, Enem 2010 é “sucesso total”

2 comentários

  1. victor thadeu
    12 de novembro de 2010

    gabarito resultado enem 2010

    Responder
  2. cristiane elisa carvalho ferreira
    12 de novembro de 2010

    acho um desrespeito com os estudades brasileiro,gastam tanto dinheiro,que alias saem do nosso bolso.pra no final todos com expectativa alta pra fazer a prova e se decepcionado com a prova toda errada eu gostaria que repetisse sim a prova.afinal todas estavam com erros.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*