Diretores de escolas eleitos por voto direto são empossados em NH

Zimmermann destacou que a solenidade marcou uma mudança que visa a qualidade da educação e que os diretores façam valer a confiança das comunidades escolares em seus nomes

A posse dos primeiros diretores de escola eleitos por voto direto na história de Novo Hamburgo foi realizada na noite de terça-feira, 29 de dezembro, no Centro de Eventos da Fenac. Os 76 novos diretores foram recepcionados com uma decoração que incluía tapete vermelho, ramalhetes de flores e música ambiente ao vivo, proporcionada pelo clarinete de um dos membros da Orquestra de Sopros do Município.

O evento contou com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, da primeira-dama Sílvia Zimmermann, do secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal e do presidente do Conselho Municipal de Educação, Ciro de Lemos. Prestigiaram ainda a solenidade o secretário Geral de Governo, Luís Lauermann, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, e o secretário de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Lino de Negri.

Representando os novos eleitos, falou o único homem que dirigirá uma escola a partir de 2010: Milton Fajardo Cardoso, diretor da EMEF Olavo Bilac. Cardoso saudou a iniciativa da Administração em possibilitar a democracia direta nas escolas. “Este certamente é o primeiro passo para uma gestão participativa, que respeita as individualidades e particularidades de cada instituição”.

Em seguida, foi a vez de Verônica Catarina Schaefer Pereira, diretora da EMEF Samuel Dietschi, representar os reeleitos. Verônica, que se manterá no cargo graças à surpreendente marca de 100% dos votos a seu favor, afirmou que a eleição direta foi uma vitória coletiva do Município e da categoria, e que esta ação promoverá a cidadania responsável nas escolas. “Agora teremos oportunidade de implementar uma cultura de gestão democrática e participação”, discursou.

 O secretário Beto Carabajal aproveitou a ocasião para apresentar um balanço resumido das ações da SMED em 2009. Conforme o secretário, apesar de alguns momentos de conflito e dificuldades, o ano foi de realizações muito grandes. Carabajal destacou os mais de 200 mil atendimentos realizados pelo Escola Aberta em Novo Hamburgo, que resultaram na escolha do Município para sediar o encontro nacional do programa, comentou o êxito obtido pela pesquisa antropológica realizada nos domicílios dos alunos da rede, que deve ser ampliada em 2010, e parabenizou a equipe das escolas que conseguiram ampliar o número de atendidos na educação infantil.

De acordo com o secretário, no entanto, nenhuma ação pode ser mais emblemática do que a eleição direta, que atraiu 14 mil votantes de um universo de 21 mil possíveis. “Era visível a felicidade e o brilho nos olhos de crianças de 12 anos que puderam sentir que seu voto era válido, de verdade, e não apenas uma simulação. Naquele momento eles puderam vivenciar cidadania”, destacou.

O prefeito Tarcísio, bastante satisfeito ao ver o salão lotado, iniciou sua fala convidando todos para refletirem sobre o papel do servidor público. “Nossa missão é promover a igualdade e as oportunidades a todos. Vocês também, a partir de agora, são gestores e dirigentes públicos, e por isso cabe a vocês implementar um processo radical de mobilização e democracia. Vocês são a vanguarda das mudanças que Novo Hamburgo precisa. E elas são muitas”, discursou. “A grandeza desta noite é estarmos à frente de uma mudança que afirma ser melhor para a qualidade da educação que os diretores sejam o resultado da confiança das comunidades escolares em seus nomes”.

Compartilhar

Alunos terão atividades nas férias

Avançar »

Rede Municipal terá programas de lazer para os alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*