Globo perde audiência e participação, concorrentes crescem 2%

Interpretação de dados aponta para migração de público antes absolutamente fiel à emissora para outros canais de televisão.

Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

A Rede Globo perdeu 8% de sua audiência e 8% de sua participação nas TVs ligadas, nas 24 horas do dia, no primeiro semestre deste ano. A comparação é com o mesmo momento em 2010, segundo dados do jornal Folha de S.Paulo.

Ainda assim, a emissora continua na liderança. Sem Copa do Mundo ou nenhum outro grande evento esportivo, a Globo obteve média de 14,1 pontos de ibope nas 14 capitais analisadas. Em 2010 a emissora obtivera 15,3 pontos. A Band oscilou negativamente em 2% – e obteve 1,9 ponto no primeiro semestre de 2010 para 1,8 neste.

Por outro lado, Record, SBT e RedeTV! ganharam audiência este ano: todas subiram em média 2%. Record e RedeTV! tiveram ganho ainda maior, de 3%, no share.

Diferentemente da metodologia feita para a Grande São Paulo, quando cada ponto de audiência equivale a 58 mil domicílios sintonizados, na medição nacional cada ponto equivale a cerca de 185 mil domicílios ou 577 mil pessoas.

Outro dado que chama a atenção no relatório deste primeiro semestre de ibope das TVs abertas é que o número de TVs ligadas, tanto no país quanto na Grande São Paulo, tem permanecido estável e sem alteração. Isso pode ser observado nos números dos últimos 10 anos, seja em qual for a faixa horária.

Público não é mais

tão fiel à Globo

Uma das interpretações desses dados é que está havendo de fato uma migração de público que antes era absolutamente fiel à Globo para outros canais. Isso porque as TVs continuam ligadas, mas o telespectador está zapeando.

Isso ocorre em praticamente todas as faixas horárias, exceto a chamada faixa nobre, que vai das 18 horas à meia-noite. Nesse período o público da Globo ainda é fidelizado.

Entre as cidades analisadas pelo Painel Nacional de Televisão – PNT estão Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Campinas, Distrito Federal, Recife, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Vitória, Curitiba, Florianópolis e Salvador.

Informações de Folha.com

FOTO: reprodução

Compartilhar

Repórter do CQC convence torcedor a rasgar cartaz para Galvão Bueno

Avançar »

Pânico na TV testa modelo para substituir panicat Nicole Bahls

Um comentário

  1. 7 de julho de 2011

    Gostei bastante da matéria. vou dizer quem tem sido uma das mais parciais possíveis que já encontre na Web. Parabéns! E quanto a TV Globo tá na cara que nós brasileiros não somos mais tão tolos que não tem mais opções. Gosto de Pluralidade e não de manipulação. Aindo vou ver essa tv globo no lugar que merece em 3º lugar de audiência quero ver essa Prepotencia perder poder e força e o Brasil ser mais livre dessa Hanseníase que é a TV Globo!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*