• Visualizações 765

Milene Barazetti Machado é a Patrona Feira do Livro em Novo Hamburgo

Desde criança, Milene Barazetti Machado gostava de ler e inventar histórias, hábito incentivado pela mãe, professora de Português. Em sua casa, os livros estavam por todos os lados. Milene também sempre gostou de escrever. Em seu diário contava sua rotina. Considerou ser bailarina, bióloga e advogada, mas o amor pelas palavras falou mais alto, e ela decidiu ser professora. Milene fez magistério e começou a lecionar há 22 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Boa Saúde. Como professora, sempre foi apaixonada por literatura, que considera uma expressão de arte e encantamento.

A literatura levou Milene à Biblioteca Escolar da EMEF João Baptista Jaeger, em 2009, onde ela trabalhou até 2012. Em 2013, começou a trabalhar na Biblioteca Fábrica do Saber, da Secretaria de Educação e da EMEF Nilo Peçanha. No mesmo ano em que recebeu o Prêmio de Destaque na 2ª Mostra de Contadores de Histórias da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre. A Fábrica do Saber atende todas as escolas da rede municipal com eventos e contações de histórias, e toda a comunidade, com empréstimos de livros e auxílio pesquisa. Em suas mãos, em 2015, a Biblioteca Fábrica do Saber recebeu a indicação de “Biblioteca do Ano”, pela Câmara Rio Grandense do Livro.

A trajetória como escritora iniciou em 2012, quando realizou o curso de escrita “Laboratório de Autoria”, coordenado pelo escritor Celso Sisto. A partir desse curso, Milene perdeu o medo de mostrar o que escrevia. No ano seguinte, teve um conto publicado em uma antologia portuguesa através de um concurso. No mesmo ano foi Finalista do Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato, com o conto “Mary e Fred”. Em 2014, alcançou um novo patamar no mundo literário ao publicar o primeiro livro intitulado “O consertador de coisas”, lançado pela Habilis Editora. Essa mesma obra também foi finalista do AGES naquele ano.

Nesse mesmo período, a autora teve o conto juvenil “O sonho”, publicado no livro “Assombros Juvenis”, por meio de outro concurso. A escritora foi escolhida como diretora Infanto-juvenil do biênio 2016/2017 da AGES. Em 2016, Milene publicou o segundo livro de sua autoria, “No Mar de Aurora”, da Editora Noz Produções e com ilustrações de Marlon Costa. O Lançamento da obra acontecerá às 16 horas da quinta-feira, dia 27 de outubro, no Espaço Convivência da 34ª Feira do Livro.

A Feira do Livro

A 34ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo acontece de 25 a 28 de outubro, das 12 às 22 horas, e dia 29 de outubro, das 14 às 22 horas. O evento será nos Pavilhões da FENAC (Rua Araxá, 505), junto à Mostratec, com entrada e o estacionamento gratuitos.

 

Foto: (Crédito: Luana Chinazzo)

 

Compartilhar

Dia D do Outubro Rosa acontece na próxima sexta-feira

Avançar »

Filha é presa por mandar matar o pai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*