• Visualizações 539

Porto Verão Alegre: GOELA ABAIXO OU POR QUE TU NÃO BEBES?

Tudo acontece dentro de uma cervejaria. Conflitos bem humorados e dramáticos tomam a cena através da própria bebida produzida ali: a cerveja. E público também é convidado pela Cia. de Teatro ao Quadrado a beber ali mesmo.

Marina Mentz marina@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Em cartaz há oito anos, GOELA ABAIXO OU POR QUE TU NÃO BEBES?, volta à temporada no Porto Verão Alegre entre os dias 5 e 10 de fevereiro, no Teatro de Arena, em Porto Alegre.

Uma comédia dramática adaptada da obra do dramaturgo checo Václav Havel, um dos intelectuais mais importantes no processo de redemocratização da República Checa. Após a queda do Muro de Berlim: elegeu-se presidente e permaneceu durante quase dez anos governando o país. Havel, durante os anos 1970, foi obrigado a trabalhar em uma cervejaria, devido à sua discordância em relação às arbitrariedades cometidas pelo governo comunista de seu país.

O espetáculo traz essa situação ao palco, quando Vanek, alter-ego de Václav Havel, é pressionado a passar informações ao Mestre-cervejeiro, seu chefe nessa decadente cervejaria onde a ação tem lugar. A arma do Mestre-cervejeiro é, além de ameaças veladas, a embriaguez. Durante toda a peça, Vanek é obrigado a beber cerveja contra sua vontade, criando assim situações hilariantes que tomam, aos poucos, proporções dramáticas, quando as verdadeiras intenções das personagens vem à tona.

Durante todo o espetáculo, cerveja é distribuída gratuitamente aos espectadores. A direção do espetáculo é de Marcelo Adams, premiado ator, diretor e dramaturgo porto-alegrense, que atua ao lado da também premiada Margarida Leoni Peixoto, atriz e diretora.

O espetáculo estreou em Porto Alegre em 2005, e desde então fez inúmeras apresentações na capital gaúcha, bem como em cidades do interior do RS, em Campinas (SP), no Rio de Janeiro e em Recife.

TEMPORADA:

5 a 10 de fevereiro, às 21 horas, no Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835) Centro Histórico- Porto Alegre

Informações sobre valores de ingressos podem ser acessadas no site do festival.

A Companhia

A Cia. de Teatro ao Quadrado surgiu em 2002 e desde então mantém uma produção constante em Porto Alegre. Seus membros fundadores, Marcelo Adams e Margarida Leoni Peixoto, prezam através do grupo oferecer a oportunidade de ter acesso a dramaturgias e linguagens cênicas diferenciadas na realidade do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa principal da companhia é com o gênero comédia, tendo já produzido oito espetáculos, com diferentes abordagens cômicas.

Além dos espetáculos a companhia oferece há 10 anos oficinas de montagem de espetáculo, dando oportunidade aos alunos-atores a experienciação de processos de criação cênica. Muitos dos alunos que passaram pelas oficinas da companhia estão atualmente inseridos no mercado de trabalho voltado ao teatro e audiovisual.

Informações de Cia. de Teatro ao Quadrado

FOTO: divulgação / Cia. de Teatro ao Quadrado

Compartilhar

Planeta Atlântida já tem novas datas definidas

Avançar »

Últimos detalhes para o desfile das escolas de samba de Porto Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*

Turismo
home_central_vertical