Novo Hamburgo: Secretaria de Cultura lança 2ª Salão Arte e Sapato

REGULAMENTO! Artistas de todo o Brasil podem participar do concurso com obras que tenham o calçado como sua inspiração. .

Felipe de Oliveira felipe@novohamburgo.org (Siga no Twitter)

Valorizar a tradição da Capital Nacional do Calçado e, ao mesmo tempo, promover a cultura no município.

É com essa intenção que a Secretaria Municipal de Cultura – Secult lançou na manhã desta quarta-feira, dia 25, mais uma edição do Salão de Artes de Novo Hamburgo. Trata-se do 2º Salão Arte e Sapato, cuja estréia foi em 2009.

Leia Mais

Confira o regulamento do concurso

Artistas de todo o Brasil podem participar do concurso, que tem como principal pré-requisito que as obras inscritas sejam inspiradas no calçado, como o próprio tema sugere. Segundo a diretora de Cultura, Ariadne Decker, na primeira edição foram 400 trabalhos inscritos e 150 expostos. Os melhores recebem premiações em dinheiro.

A exemplo do que ocorrera em 2009, este ano a exposição das obras selecionadas ocorre durante a Festa Nacional do Calçado, em setembro, na Fenac, uma das parceiras do evento. “Na primeira edição deu para perceber que as pessoas se impressionaram com os trabalhos. Isso engrandece a festa”, comemora o diretor-presidente da Fenac S/A, Elivir Desiam, o Toco.

A novidade em 2011 é a 1ª Mostra “A moda vê a arte no sapato”, uma espécie de nova categoria do Salão de Artes, como explica a secretária de Cultura. “A idéia estimular profissionais a pensar como a arte pode estar numa peça que nós usamos no dia a dia”, diz Anita de Oliveira.

Para o prefeito Tarcísio Zimmermann (PT), que participou do ato de lançamento, o principal mérito da iniciativa da Secult reside no fato de conseguir  associar na cultura o imaginário do calçado que permeia a mente dos hambuguenses, o que, para ele, completa o processo.

INSCRIÇÕES – A ficha de inscrição estará disponível na página eletrônica da Prefeitura (www.novohamburgo.rs.gov.br), na seção da Secretaria de Cultura, nos próximos dias. Quem tiver interesse em saber mais pode entrar em contato com o Portal novohamburgo.org, um dos apoiadores do Salão de Artes, através do e-mail redacao@novohamburgo.org.

Cronograma

Inscrições: até 30 de julho de 2011

Divulgação do resultado da seleção: 15 de agosto de 2011.

Entrega das Obras: 26 de agosto de 2011.

Abertura do Salão na FENAC: 02 de setembro de 2011 às 20 horas

Período da exposição na FENAC:02 a 11/09 de 2011

Período da exposição no Espaço Cultural Albano Hartz: 26/09 a 15/10 de 2011.

Exposição dos premiados na Courovisão: 27 a 29/09  de 2011.

Entrega dos prêmios: 27 de setembro de 2011 na Courovisão

Devolução das Obras: 15,17 e 18 de outubro de 2011.

FOTO: reprodução

Compartilhar

Campo Bom: Padre Fábio de Melo faz show gratuito neste sábado

Avançar »

Pinacoteca da Feevale prorroga inscrições para exposições até 17 de junho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blue Captcha Image
Atualizar

*